As bagagens no avião


Ao transportar sua bagagem é bom ter em mente que para o transporte aéreo de bagagens existem dois conceitos a considerar:
Sistema de peça (piece concept): é baseado no número de volumes, até determinado peso, que o passageiro é permitido a transportar. É utilizado para todos os voos com destino e provenientes dos USA. Nestas rotas vale transportar até dois volumes de 32 quilos e um volume de mão de até 5 quilos. É um conceito generoso. Atualmente companhias aéreas de outras partes do mundo estão começando a utilizar o piece concept, principalmente nos voos intercontinentais, mas vale sempre checar qual o conceito utilizado pela companhia e rota, evitando surpresas desagradáveis.
Sistema de peso: normalmente utilizado na maioria das rotas, determina um limite de peso a ser transportado, para um único volume, por passageiro.
É bom estar atento aos limites de peso de sua bagagem, já que o excedente do peso permitido será sobretaxado por quilo, geralmente, a um preço bem salgado.
  • Atenção nas rotas intercontinentais: surpresas desagradáveis acontecem muitas vezes quando, em voos intercontinentais (ex: Brasil para Europa), os passageiros tem trechos aéreos internos (domésticos) pela Europa. Vale checar o conceito de bagagem para todos os trechos. Pode acontecer também, em razão de necessidade de troca de companhia, devido a over-bookings ou cancelamentos de voos em trechos domésticos, o passageiro perder o direito do transporte no piece concept, tendo seu limite de peso por bagagem drasticamente reduzido. Em geral, além de dor de cabeça, isso pode gerar prejuízos ao passageiro. Por isso é bom estar atento ao seu percurso e direitos.
  • Vale observar também os limites de peso da bagagem de crianças e bebês, que podem ser diferentes dos adultos.
  • Cheque com antecedência os itens que não são permitidos na bagagem de mão, evitando assim perder itens proibidos, no momento do embarque.
Para informações mais completas sobre a bagagem, acesse também Bagagens pelo Mundo.

Comentários

  1. Este artigo tem coisas bastante importantes para quem viaja. Ás vezes, em cima da hora, surgem dúvidas e parece que não encontramos nada para nos esclarecer mas neste artigo muitas dúvidas foram dissipadas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo