Ubatuba, uma bonita praia do litoral paulista

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Praia no centro
Não vou tentar falar sobre o que fazer em Ubatuba, pois só estive lá uma vez em um curto feriado de Semana Santa. E pelo que pude ver, esta praia paulista fica perto de muitas ilhas simpáticas e tem muitas atrações no seu entorno.

Hospedamo-nos no centro, perto da Praia Grande, de vários restaurantes, sorveterias, pizzarias, um shopping com cinema e muitas lojinhas. A praia do centro não é própria para banho, mas tem um calçadão extenso bom para fazer caminhadas e para corridas. É dali também que saem as embarcações com passeios para as diversas ilhas.
Antigo presídio na Ilha de Anchieta
Visitamos primeiro a famosa Praia Grande, uma praia muito bonita, com ondas grandes e águas cristalinas. Boa para o surf e o body-board. O público é eclético e reúne surfistas, famílias e grupos diversos. Impressionou-me a quantidade de banhistas que se aglomerava pela larga faixa, cada um disputando seu metro quadrado, que mal dava para estender uma canga. E os carrinhos de ambulantes passam aos montes, quase atropelando-nos. Atribuí esse movimento excessivo ao feriado.

O ponto alto foi tomar uma escuna com destino a Ilha de Anchieta. A viagem durou quase uma hora e valeu a pena, pela beleza das praias, das matas preservadas e as ruínas do antigo presídio desativado. Fomos recebidos por guias credenciados, que trataram de contar a história do local. Depois saímos por nossa conta por uma trilha na Mata Atlântica, num percurso repleto de aves, alguns macacos, para descobrir praias de areia muito branca e águas cristalinas.  Retornamos ao continente ao fim da tarde, apreciando um lindo pôr de sol no mar.

A experiência em Ubatuba foi para lá de positiva já que tivemos sorte e contamos com maravilhosos dias ensolarados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo