Paraty tem muita história

Brasil Colonial

Charme no canal
Ao falar em Paraty (RJ) normalmente pensa-se na FLIP. Ainda não tive a sorte de visitar a cidade nesta época, mas garanto que a Paraty tem muito a oferecer em qualquer época do ano. Na verdade, só visitei a cidade duas vezes. A última vez foi na semana passada, por ocasião de um lindo casamento! Por isso o tempo foi curto para rever a cidade, aproveitar seus restaurantes, degustar seu peixe com banana, fuçar os artesanatos lindos, fazer um passeio de barco pelas ilhas e curtir o lugar como deve ser curtido. Mas foi bom poder estar lá, apreciar a praia, rever o casario e o canal. Dessa vez optamos por um rápido passeio de charrete com guia local, para aprender um pouco mais da história de Paraty. Valeu a pena! Pois assim identificamos a idade certa das coisas.
Patrimônio Histórico Nacional, Paraty é uma das cidades mais
História preservada
antigas do Brasil e preserva intacto seu casario histórico e enaltece suas belezas naturais.  A fundação da cidade remonta de 1667, quando foram construídas as primeiras casas em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. Porto de grande importância para o Brasil, Paraty escoava o ouro e a prata provenientes das Minas Gerais e depois o café. Era também entrada dos escravos trazidos da África. O tráfego de automóveis é proibido no centro histórico, preservando as ruas de pedras que foram construídas por escravos mirins, como contou nosso guia. Conhecemos quatro igrejas, todas construídas com fins de manter a segregação de negros e mulatos, pela população branca da época. Andar pelas ruas de Paraty é como voltar ao passado. Faz-nos conhecer e pensar  mais sobre a colonização do Brasil no século XVI.

Curiosidade: em Paraty encontramos diversas etnias de índios de língua tupi-guarani vendendo seus artesanatos originais pelas ruas da cidade. As tribos em geral são de Angra dos Reis e Mangaratiba.  Adoro comprar os bonitos cestos decorados de palha!


Comentários

  1. Sim, vale realmente a pena conhecer Paraty. E este passeio com o guia deve ser muito interessante. Quando estive lá algumas destas coisas me escaparam.

    ResponderExcluir
  2. O bom do passeio com guia é conhecer um pouco mais da história do lugar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo