Que tal curtir um frio em Campos do Jordão?

No feriado do trabalhador, no  último primeiro de maio, nossa correspondente Vitória Paiva esteve em Campos do Jordão em um "bate e volta". Amante da cidade, Vitória já esteve por lá muitas vezes. Por isso se animou a escrever dicas para o Viajando com Puny. Leia abaixo as opiniões dela: 

Campos do Jordão, SP

 Por: Vitória Paiva
Passeio em família
Você sabia que no Brasil temos uma “Suíça”? Campos do Jordão, chamada de Suíça Brasileira, fica na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo.  O frio e o comércio são os grandes atrativos, mas Campos do Jordão é uma cidade em que as visitas podem ocorrer durante o ano todo. Se você mora em São Paulo ou Rio de Janeiro é um programa legal até para os fins de semana. E quem mora nas cidades do Sul Fluminense, um “bate e volta” pode ser uma boa opção. Porém, prepare seu bolso!
Apesar do clima acolhedor e relaxante, viajar para Campos do Jordão depende de algumas economias. Os restaurantes do Vale do Capivari, centro da cidade, são bem caros. Mas há opções também de restaurantes a quilo, que servem comida por R$36,90, R$41,90 (preços checados em maio de 2015)... Por isso, existe a possibilidade de passar um dia na cidade não gastando muito e aproveitando bem.

Gastronomia

Se você for amante de pinhão, aproveite para comprar, ao sair da cidade. Os moradores geralmente vendem na beira de estrada. Já aos amantes de cerveja, a cidade é “hospedeira” da cerveja e bar Baden Baden.  Se quiser passar uma noite neste lugar, chegue cedo, bem cedo mesmo, pois a fila e espera é longa. Se não tiver escolha, existem N opções de bares, restaurantes com boa comida internacional, para passar a noite. 

Bate e volta

Arquitetura requintada
Foi o que fiz no feriado do dia 1º de maio: saí de Resende (RJ) para passar o sábado, dia 2, na cidade com minha família. O clima estava muito agradável e não estava muuuito cheio. Fomos preparados para um grande frio, mas, felizmente ou não, não tivemos que encará-lo durante o dia. O foco, além da visita, foi comprar roupas de inverno.

Campos do Jordão tem um excelente comércio de roupas de frio. Casacos, sobretudos, botas, couro e roupas térmicas são algumas das “especialidades” deste comércio. Vale a pena comprar essas roupas lá. Os preços são bons. Em agosto, geralmente, os lojistas fazem promoção e os itens ficam ainda mais baratos.

Final de Semana

Cidade sempre florida
Em agosto do ano passado, fiquei um final de semana hospedada na pousada Savoy, na Vila Everest, a 1,5 km do Vale do Capivari. A pousada tem um clima muito aconchegante. No quarto tinha aquecedor na cama e no chão do banheiro, além do aquecedor portátil no quarto. O atendimento foi muito bom. Mas nada se igualou ao (fantástico) café da manhã servido. Tinha muitas opções, desde bolos até frutas. No site da pousada você pode checar fotos desta maravilha e confirmar o que estou escrevendo.
À noite, saí para jantar e a parada foi um fondue. Infelizmente, não me recordo o nome do restaurante, mas foi bem ali no centro da cidade também. O fondue foi servido com muita variedade. Na entrada, um creme de queijo e para acompanhar, couve-flor, batata e cenoura cozidas. Depois, o fondue de carnes (linguiça, frango, file mignon, entre outros tipos de carne...). Maravilhoso por sinal! Para finalizar, fondue de chocolate com frutas. Pequei pelo excesso, mas não é todo dia que temos esta oportunidade, não é? Sai caro, mas passar um final de semana curtindo Campos do Jordão compensa muito.

Pontos turísticos e atrações

Vista do Morro do Elefante
Não exploro muito os pontos turísticos da cidade. Sim, eu só vou a Campos do Jordão para compras de inverno e passeios pelo Vale Capivari. Mas para mim, o cenário da cidade já é um ponto turístico e não somente um cartão postal. A estrutura da cidade é linda. Realmente tem um clima europeu. A arquitetura é fantástica.

Mas, se quiser,  você pode andar de bondinho e de teleférico. Fazer uma visita ao Morro do Elefante também vale por conta do visual. Lá de cima (você pode subir de carro ou de teleférico) você observa toda a cidade.

Em julho, ocorre o tradicional Festival Internacional de Inverno, “o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina”. É a época de maior movimento e frio na cidade. Para saber mais sobre o Festival, clique em http://www.festivalcamposdojordao.org.br/. E para conhecer mais os pontos turísticos da cidade, pesquise em http://www.guiadecamposdojordao.com.br/campos-do-jordao-passeios/ .

Comentários

  1. Querida Adriana, muito bom ter seu blog por perto, dicas preciosas para quem curte viajar. Adoro essa empolgação e entusiasmo por dividir com os amigos os melhores momentos de sua vida ou da vida dos seus amigos. Dividir alegrias é um raro prazer. Te amo cada dia mais minha Narizinho, hahahah, bjs de tia Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! É sempre bom saber que você curte o blog. Pois é, bons momentos são para ser compartilhados. Por isso as matérias e trocas de experiências de quem tem algo a contar são sempre bem vindas aqui no Viajando com Puny. Beijos e amor da Narizinho!

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo