Itajaí, SC: arquitetura charmosa

Por: Adriana Aguiar Ribeiro 

Arquitetura charmosa
Não programamos uma viagem a Itajaí, localizada no litoral do estado de Santa Catarina. Fomos parar lá por acaso. Quem viaja em cruzeiros fica sujeito a essas coisas. Mudou o tempo? Não deu para ancorar? Não tem problema. Muda-se a rota. Atraca-se o navio em outro lugar.

Foi assim em uma de nossas viagens para Porto Belo. O mau tempo impediu o navio de ancorar. Para quem não sabe, onde não há porto apropriado para a atracação de grandes embarcações, os navios de cruzeiro são obrigados a ancorar no mar. Para transportar os passageiros para terra, são utilizadas lanchas. E nesta viagem a alternativa mais próxima foi optar pela parada no Porto (seguro) de Itajaí. Foi assim que conhecemos a cidade. E foi uma boa alternativa.

Desembarcamos em um dia chuvoso e fresco do verão de 2007, por isso optamos por visitar o centro da cidade, declinando das praias, que dizem ser bem bonitas.

Percebe-se logo que a herança cultural alemã, italiana e portuguesa é fortemente impressa na charmosa arquitetura dos prédios locais. A cidade é muito limpa e seus moradores gentis com os turistas.
Matriz do Santíssimo Sacramento
O prédio que mais chamou atenção foi o da Matriz do Santíssimo Sacramento, que teve sua construção iniciada em 1941 e, como toda obra de igreja, foi inaugurada catorze anos mais tarde, em 1955. A história mostra que a influência italiana e alemã se misturaram completamente: os pintores da igreja eram italianos, os sinos colocados no campanário são alemães, estrelas e capitéis foram folheados a ouro na Itália... Enfim, por tudo isso, vale a pena conhecer esta igreja.

As praias mais badaladas do lugar, que não tivemos oportunidade de conhecer, são a Praia Brava e Cabeçudas. Mas há outras praias famosas pelas belas paisagens naturais, como Canto do Morcego e Canto dos Amores.

O porto de Itajaí, onde desembarcamos, é responsável por grande parte das exportações da Região Sul do Brasil, ficando atrás apenas do porto de Santos.
 
Leia também sobre a Península de Porto Belo, no Estado de Santa Catarina.

Comentários

  1. Interessante, Há mudanças que nos trazem boas surpresas...

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Em viagens é bom estar aberto aos imprevistos e às mudanças de planos. Assim aproveita-se muito mais!!

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui em Floripa, fica perto. Já estive em Itajaí, fiquei lá dois dias, mas na época não conheci nada da cidade. Da próxima vez vou prestar atenção. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia estar por Floripa! Se estiver calor tente ir a Praia de Canasvieiras, muito gostosa. Aproveite muito a viagem! Bjs,

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo