Paris na área da Torre, Trocadero, Les Invalides e outros

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Hoje conto o epílogo da viagem a Europa que aconteceu em maio de 2014 e envolveu uma semana em Paris.

Clicando em Índice Paris, você pode acompanhar o roteiro para todos os dias na cidade Luz. A programação abaixo envolve a área no entorno da Torre Eiffel. Chegamos ao local de metrô e cobrimos toda a região a pé. Foi um dia bastante corrido. Se tivéssemos mais tempo, dedicaríamos dois dias a esta parte da cidade. Começamos visitando o Marché Rue Cler, do qual falo aqui no blog . Só essa região já toma meio dia de visita.

O Marché Rue Cler fica ao lado da Torre e acho que essa foi a parte mais proveitosa do dia. Não faço questão de ir a todos os pontos turísticos de cada lugar. É bom tentar descobrir onde os moradores gostam de ir. Quais são os pontos mais pitorescos das cidades...


Neste dia fizemos o seguinte: descemos na estação École Militar e fomos bater pernas pelo mercado (Marché Rue Cler). Aproveitando a proximidade fomos até Les Invalides, que é o local onde está o túmulo de Napoleão Bonaparte. O palácio foi construído por Luís XIV em 1670, funcionou como hospital do exército e hoje abriga museu, hospital e capela. A entrada é paga. Voltamos aos arredores do mercado e almoçamos em um dos restaurantes do entorno. Há muitos restaurantes simpáticos. Não anotei o nome do lugar onde fomos. Uma falha.

Caminhamos até a Torre Eiffel, que para variar estava cheia de turistas. Após devidas contemplações (pois a torre é sempre digna de exclamações), descansamos algum tempo no gramado, preparando o fôlego para uma longa caminhada. Não subi na torre, pois já tinha subido em 2002. E há coisa que é bom fazer uma vez na vida.

Ponte Alexandre III
Iniciamos nosso percurso de aproximadamente dois quilômetros e meio até o Museu Dorsay, que fica dentro da estação Gare Dorsay. Um pouco cansativo, mas valeu a pena pela bonita caminhada ao longo do Rio Sena.  Passamos em frente aos jardins Les Invalides e em frente a bonita ponte Alexandre III. Nos distraímos com tanta beleza que...
Museu Dorsay
...chegando ao museu, decepção, já estava fechado... Comemos mosca desta vez. Somos sempre cuidadosos com o roteiro. Estava tudo certinho, o dia e hora de funcionamento, etc. Mas com tanto que fazer pelo caminho o tempo foi passando.., E deu nisso! Mas acontece. E não dava mais para pensar em voltar no dia seguinte: estávamos já no último dia de viagem pela Europa, às vésperas de voltar para casa. E é assim! Viagens não são perfeitas. Mas em geral são maravilhosas. E se ficou faltando alguma coisa, ou muita coisa, fica o grande desejo de voltar. E em Paris vale o retorno. Pois a cidade se reinventa a cada estação!

Museu Dorsay
Funcionamento: diariamente, de 9h30min às 18h
Quinta-feira: de 9h30min às 21h45min
Fechado segundas-feiras
Preço de entrada: 12 euros adulto
Abaixo de 18 anos grátis

Clique aqui para ler sobre outras atrações de Paris.


Comentários

  1. Bom ler sobre Paris pois pretendo ir lá em abril.
    Muitas dicas interessantes aqui.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marina!
    Boa época para ir a Paris, já que não estará mais tão frio e a primavera já estará dando sinais. Aproveite muito sua viagem!
    Beijos, Adriana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo