Caxambu – o que esperar da cidade


Aproveitando a estadia na cidade mineira de São Lourenço, nossa equipe deu uma esticada para conhecer a cidade de Caxambu, distante apenas 32 quilômetros por estrada asfaltada e em boas condições.
Trenzinho e fachada do Parque das Águas
Caxambu é famosa pelo seu Parque das Águas e sempre ouvimos bons comentários sobre o glamour vivido no lugar.

Além disso, pesquisamos sobre outras atrações que desejávamos conhecer:

  •  Matriz N. Sra. Dos Remédio
  •  Igreja de Sta. Isabel de Hungria
  •  Teleférico para o mirante
  •  Balneário Hidroterápico que fica dentro do parque
Matriz N. Sra. dos Remédios e prédio histórico
Ao chegar a Caxambu voltamos no tempo. Os prédios são antigos, alguns bem bonitos, e suas ruas tranquilas. A cidade tem potencial turístico, mas esperávamos encontrá-la mais atraente, devido a sua fama e glamour propagandeado. Porém nesta visita, que aconteceu em abril de 2016, Caxambu decepcionou.  A cidade vazia mostrava ares de decadência. Seu comércio não tem atrativos para o turista. Faltam opções de restaurantes, cafeterias e a própria arquitetura local não está preparada para receber visitantes: o coreto do parque parece já ter vivido melhores momentos. Seus beirais em madeira pendiam soltos do telhado. A pintura, descascada, não estava em melhores condições que as estruturas de ferro enferrujadas. As áreas de jardins poderiam ser mais bem cuidadas. No entorno do parque há uma feirinha de artesanato, trenzinho e charretes.
Hotel Glória: dependências antigas, bem conservadas e elegantes
Almoçamos no restaurante do hotel Glória, localizado em frente ao parque. O salão do restaurante é antigo e elegante. O cardápio do dia foi feijoada. Boa, mas nada demais para o preço cobrado, se comparado aos praticados na região. Mas não havia outras opções de restaurante que conhecêssemos ou tivéssemos visto por onde caminhamos.

Acabamos desistindo de checar o teleférico e a Igreja de Sta. Isabel de Hungria.

Enfim, ficou a sensação de que é necessário que o poder público invista e incentive mais o turismo na cidade, valorizando assim o seu potencial.

Leia mais sobre o estado de Minas Gerais clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo