São Lourenço imperdível!












                                                           Por: Adriana Aguiar Ribeiro

As cidades de Minas são sempre uma delícia! Pois além das comidas mineiras, dos laticínios, dos cafés, dos doces e da eventual “cachacinha”, há sempre doses extras de cultura, artesanato, natureza e, em alguns casos... Fontes de águas minerais!


Hoje vamos visitar São Lourenço, localizada ao sul de Minas Gerais, bem próxima às fronteiras com os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Esta cidadezinha de clima ameno e com pouco mais de 45.000 habitantes reúne todas as qualidades citadas acima e algo mais que contaremos nesta matéria. 

São Lourenço fica em um vale circundada por montes e sua vida gira em torno do Parque das Águas, onde você poderá visitar suas nove fontes, cada uma com um tipo de água mineral.  A mais conhecida é a Fonte Oriente, de onde são engarrafadas e distribuídas para todo Brasil, a famosa Água Mineral São Lourenço.  

Devido às propriedades das águas, o parque tem outras atrações como o Balneário, que oferece banhos e massagens terapêuticas. Além disso, as belezas naturais do parque são encantadoras. É tudo muito bem cuidado, perfeito para caminhadas a pé ou passeios de pedalinho pelo lago, de onde se avista o verde em contraste com a cidade.  

O ponto alto, para quem curte espetáculos da natureza, é o recolher das garças na ilha central do lago. Com hora marcada, dependendo do pôr do sol, bandos de garças retornam a ilha em um desfile belíssimo, fazendo completa algazarra ao entardecer. Vale a pena se dirigir à beira do lago neste horário, para assistir a este lindo show. O alvorecer na ilha das garças não é menos bonito. Vale a pena madrugar para ver a partida das aves.

Mas São Lourenço não se resume a isso: outro programa encantador é o passeio no Trem das Águas, que liga a cidade de São Lourenço a Soledade (com suas lojinhas de artesanatos e guloseimas), em uma viagem de ida e volta de 20 quilômetros cortando o interior. O trem sai da estação de São Lourenço, que mantém suas características do século passado inalteradas. As locomotivas a vapor disponíveis para tracionar os vagões – oito carros de passageiros, em madeira – também são autênticas e datam de 1927 (a americana) e 1928 (a inglesa).  O trem é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), que luta pela preservação deste Patrimônio Histórico brasileiro. No interior da estação há uma Casa de Cultura, que resgata a história local. 

Outra atração é a Igreja Matriz de São Lourenço, com escadarias e interior bonito. A igreja é grande e imponente e pode ser vista de alguns pontos da cidade. Fica localizada na principal Rua do Comércio.

Fora isso, a cidade oferece outros pontos de interesse como feirinhas de artesanato, a Casa do Artesanato com aulas e vendas de produtos, o Mercado Municipal, passeios de charrete, cafeterias, cervejarias, guloseimas diversas e muitos laticínios, que são lojas que vendem derivados de leite (queijos, requeijões, manteigas, etc.), doces e outros artigos mineiros.

Algumas recomendações: Café Unique (para degustar e comprar o café mineiro), Circuito das Cervejas (Destaque Gastronômico do Viajando com Puny), Doces Diniz e Laticínios Miramar.

Para ler outras matérias sobre Minas Gerais, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo