Belém do Pará, PA, Brasil

O editorial de Viajando com Puny foi pego de surpresa - e que boa surpresa! - com o relato da colaboradora de Viajando com Puny, Alice Santos, recém-chegada de férias em Belém do Pará. Para quem ainda não teve a oportunidade de visitar Belém, é hora de começar a pensar no assunto. As dicas são muito interessantes! Obrigada, Alice!
Por Alice Santos
"Há 10 anos não ia a Belém, e agora tem prédios de 40 andares, mas a parte histórica e cultural está preservada. Tudo começa a funcionar a partir das 10h e, mesmo com o calor que faz o ano inteiro (a cidade é arborizada e conhecida como a Cidade das Mangueiras), dá para caminhar pelas ruas e todos os lugares fechados têm ar condicionado.

Alguns pontos turísticos são imperdíveis:
Mangal das Garças
  • Ir ao bairro Arsenal conhecer o Mangal das Garças: lá tem um criatório de borboletas, podemos caminhar entre garças, flamingos, guarás, patos sem que eles se assustem com a nossa presença. A vista do farol é linda e, além dos quiosques com água de coco geladinha, tem um restaurante maravilhoso. O bairro Arsenal fica próximo a Cidade Velha, com seus casarões com f achadas de azulejos, dentre eles o Palacete Pinho, em que foi gravada a cena do Piano entre o Oton Bastos e o Gabriel Braga na novela das 6 -Amor Eterno Amor. 
  • Caminhando na direção do Centro tem a casa das 11 Janelas, o Forte do Presépio, a Igreja de Santo Alexandre, uma das mais bonitas que já vi com seus altares entalhados em madeira feito pelos índios, o Museu de Arte Sacra e a Catedral da Sé de onde sai a Berlinda no Cirio de Nazaré.



























- O mercado e feira do Ver o Peso fica pertinho, com os peixes, frutas, ervas e artesanato da região.
    - Adiante está a Estação das Docas, que lembra Porto Madeiro em Buenos Aires, mas na minha opinião é mais bonito. Ambiente climatizado onde se come bem e com preços para qualquer bolso. O mais tradicional é o Lá em Casa e tem um restaurante recém inaugurado no segundo piso com comida típica orgânica. Há ainda cervejaria, sorveteria, artesanato, roupas, chocolates, mas não compre tudo porque ainda tem a feirinha de artesanato no domingo na praça da República. A Estação das docas é um lugar bom para ver a noite cair a beira do rio.
  • Belém tem duas praças que merecem ser visitadas: a da República, onde fica o Teatro da Paz, que mostra em sua arquitetura todo o apogeu do ciclo da borracha e a Praça Batista Campos, ótima para caminhar e tomar uma água de coco.
Belém tem ainda  Comida (tucupi, tacacá, cupuaçu, bacuri, pupunha, açai, taperebá, pescada amarela), Diversão(Cinema Olimpia completando 100 anos, música em todas as esquinas, ópera), e Arte por toda parte.
O Pará é uma região rica em história, sabores e cheiros e eu só falei de Belém, mas tem ainda Mosqueiro,Salinas, Algodoal, Ajuruteua, Marajó... Mas esses ficarão para outra oportunidade."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molching, cidade fictícia da Alemanha

Crise no Setor Aéreo?

Kotor Cidade Murada - A cidade dos gatos