Estrada da Graciosa, história e natureza no Paraná

Portal na entrada da estrada
Viajar é sempre bom! Principalmente quando os caminhos são belos, propícios à apreciação. Por isso, dedico este post ao caminho que corta a serra da Graciosa, ligando o município de Curitiba a Morretes e litoral do Brasil, no estado do Paraná: a Estrada da Graciosa.
Além de ser um caminho com belezas naturais indescritíveis, com paradas para apreciar lindas paisagens, e ter outras atrações gastronômicas e de artesanato, a Estrada da Graciosa é histórica. Foi inaugurada em 1873, depois de quase 20 anos de trabalho árduo para a sua construção. Durante anos foi a única estrada pavimentada do estado do Paraná.  Era de grande importância para a economia, já que permitia o transporte de madeira, mate e café, do interior do estado até o Porto de Paranaguá e Antonina.Vale a pena o percurso!

“Além de seu valor histórico-cultural, a Estrada da Graciosa está inserida em um dos últimos remanescentes da Floresta Atlântica. Pela sua importância, recebeu reconhecimento especial com a criação da Área Especial de Interesse Turístico do Marumbi (...) tombada pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (...).”  Trecho extraído de panfleto turístico emitido pelo DER / Governo do Paraná.

Agradecemos ao amigo Marcos Carioca, por ter servido de guia para o editorial de Viajando com Puny, neste e outros atrativos turísticos no estado do Paraná.

Comentários

  1. Passei perto algumas vezes e tive muita vontade de conhecer. Está na minha lista agora. Nada melhor do que viajar com Puny. Super beijoooooooooooo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, vale a pena conhecer. Ainda mais que a estrada vai dar na simpática cidade de Morretes. Em breve postarei para Morretes. Beijão!!!

      Excluir
  2. Transcrevo comentário de Tânia Aguiar:
    Minha "terrinha"!!!
    Adorei a materia Adriana!!
    Parabens!!
    Super beijo,
    Tania
    Enviado via iPad

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo