Flanando por Amsterdan

Casa flutuante no canal



Pela terceira vez visitando Amsterdam e com apenas dois dias para explorar seus recantos, dei-me ao luxo de flanar pela cidade, repetindo passeios, descobrindo outros, fuçando lugares incertos para uma boa comida, para concluir que Amsterdam é sempre surpreendente! Pela sua promiscuidade nata, pela droga liberada, pelo grande fluxo de turistas, pelos seus queijos e derivados de leite, pelas suas flores, tudo isso convivendo harmonicamente, com um funcionamento quase perfeito da cidade.
Chegamos pelo aeroporto de Schirpol, de onde pegamos um trem (4,40 euros) para a Centraal Station em uma rápida viagem de aproximadamente 17 minutos.
Na cidade repetimos o Canal Tour, pois é sempre lindo! Pagamos 8 euros por pessoa. Mas tem que checar, pois cada companhia tem um preço diferente. Embarcados, apenas relaxamos observando cada paisagem mais fascinante que a outra. Adoro as casas flutuantes, com seus vasos floridos nos decks.
 
Saindo do porto, que fica em frente à Centraal Station, demos uma passada pelo Red Light District, para checar as novidades. E seguimos para a inusitada, até então desconhecida, Chinatown. Não sabia que existia uma em Amsterdam. Vale a pena visitar, com seus inúmeros restaurantes e lojas orientais. É um passeio simpático e bucólico. Dali fomos caminhando até o Mercado de Flores Flutuantes, que fica em Munt Plein. As barracas de flores ficam em lojas flutuantes sobre o canal. Na área existem inúmeras lojas de queijos e outras iguarias. A degustação é imperdível. E vale trazer um queijo na mala. Se vai ser barrado na alfândega, não sei...
Anotem as dicas desta viagem:
Hotel Best Western Dam Square: ótimo atendimento, café da manhã gostoso e localização melhor, impossível! Bem no centro da cidade.
E por entre as ruelas, muitas padarias, cafeterias, lojas de salgadinhos em vitrines – rede Febo, batatas fritas em cones, com muita maionese...
Chinatown
 Para quem quer comida aconchegante e barata, na área de Dam Square recomendo:
Hasta La Pasta (http://www.facebook.com/HastaLaPastaAmsterdam): para comer massas feitas com capricho e carinho, com um bom tempero caseiro.
Dutch Four BV (endereço: Zoutsteeg, 6): um espacinho para degustar peixes fritos com pickles, pão e pastinha. Você pode optar por sanduíches também. Experimente o bacalhau fresco. O dono, holandês, é quem prepara tudo. Típico dos pequenos lugares de comidas em Amsterdam: apenas o dono fazendo o lugar funcionar.

Leia sobre a viagem completa em Pelo Norte da Europa.
Leia sobre outra grande viagem de trem que teve início em Amsterdam até Roma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Molching, cidade fictícia da Alemanha

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo