Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves


Patrimônio histórico do estado do Rio Grande do Sul, desde 2009, Caminhos de Pedra é um resgate histórico arquitetônico das casas construídas pelos primeiros imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. 
Il Cantuccio - Del Pomodoro e Della Gasosa

Quando comecei a pesquisar acerca deste atrativo, para realizar a visita, formei uma imagem bucólica de um caminho que seria próximo ao hotel e facilmente coberto em uma caminhada. Mas não foi bem assim. Os Caminhos de Pedra são uma zona rural de Bento Gonçalves, onde o meio de transporte ideal para o passeio é o carro. Percorre-se alguns quilômetros de estrada bem asfaltada, muito bem cuidada, com lindas propriedades e paisagens de tirar o fôlego. Os descendentes dos imigrantes abrem as portas de suas casas para os turistas ensinando sobre a história, arquitetura, gastronomia e cultura locais. São mais de dezesseis paradas, permeadas de verdes campos, salpicadas de flores. Nossa visita aconteceu na primavera, mas acredito que em qualquer época do ano na região desabrocha a beleza própria da estação. Quisera eu ver as videiras pesadas de frutos, no verão. Ou as folhas secas caindo preguiçosamente no outono e quiçá, os campos salpicados da geada no inverno! 
Não é visita rápida: gastamos cerca de cinco horas e fizemos apenas seis paradas.
Casa da Ovelha
Primeiro visitamos a Casa do Tomate, onde aprendemos muito sobre a saga dos imigrantes em sua chegada ao Brasil. E sobre os molhos, pestos, desidratação dos tomates, maças, abacaxis entre outros. A propriedade chamada de Il Cantuccio - Del Pomodoro e Della Gasosa vende produtos naturais como o tomate desidratado, molhos, extrato de tomate, frutas desidratadas, geleias, sucos, entre outros. Tudo delicioso!
Em seguida visitamos a Casa da Ovelha, que também é linda. Além da lojinha, que vende queijos de ovelha, pelúcias de lã e outros souvenires, há um tour guiado para conhecer o dia-a-dia da criação de ovelhas. O programa é ideal para crianças.
Na Casa das Massas e do Artesanato também admiramos jardins muito floridos e um bonito moinho antigo. A loja vende massas, tortas, doces e biscoitos deliciosos dentre outros. Recomendo o biscoito de nozes com chocolate.
Na Vinícola Salvati & Sirena tivemos uma excelente aula sobre a viticultura e a vinícola, aprendendo sobre a influência das madeiras utilizadas nos tóneis, no sabor dos vinhos e sobre diferentes uvas cultivadas na região. A degustação é ótima! Não dá para sair de mãos vazias.
Casa das Massas
Visitamos também a Casa da Confecção que vende lãs, bonecas e outros. E, curiosamente, tem seu ponto de vendas abrigado dentro de uma enorme barrica de vinho onde fomos carinhosamente recebidos pela proprietária que, como todos os outros nos enriqueceu com preciosas informações sobre a história fantástica da saga dos imigrantes italianos no Brasil.
Nossa última parada aconteceu no Espaço Gastronômico - Casa Vani, onde nos deliciamos com massas frescas caseiras, feitas ao modo da nona, em um ambiente muito aprazível. Um almoço no campo, próximo a natureza só pode fazer muito bem ao corpo e a alma! 


Leia mais sobre outras cidades da região:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo