Bento Gonçalves e suas rotas
Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Igreja: arquitetura inspirada em um tonel de vinho |
Em dois dias visitando a cidade aproveitamos para percorrer o Caminho de Pedras, pois interessava-nos conhecer um pouco mais da história dos imigrantes italianos no Brasil. E ali, os descendentes abrem as portas da sua casa, vendem produtos deliciosos cultivados nas propriedades e ainda nos dão
Igreja Matriz Cristo Rei |
aulas de história. Não espere encontrar por lá o retrato do produtor rural humilde e simples. São todos cultos, extrovertidos e desembaraçados. Foi um dia inteiro curtindo o Caminho de Pedras e provando guloseimas, em um dia fresco e ensolarado. À noite experimentamos a típica sopa de queijo no pão, seguida de deliciosas tortas.
No dia seguinte fomos à Igreja Matriz Cristo Rei e admiramos muito a praça com um sem fim de roseiras, de todas as cores. Uma coisa linda! A igreja não fica atrás, com uma bonita arquitetura. Optamos por fazer a Rota dos Vinhedos que fica a poucos quilômetros de Bento, bem perto de Garibaldi. Não poderíamos deixar de aproveitar para conhecer a cidade vizinha. A Rota dos Vinhedos é bem legal. Ali ficam vinícolas conhecidas como a Salton e ainda tem a fábrica de geleias e sucos de uva Casa Madeira. Mas o mais emocionante mesmo é ver todo o caminho verde, repleto de videiras. E há casas maravilhosas ao longo da estrada. Outra opção seria fazer a Rota das Cantinas Históricas ou o passeio de Maria Fumaça. Dizem que este último é bem bacana. Mas preferimos ver um pouco de vida real. Pois o passeio é um programa bem turístico, com músicas, danças e fantasias. Não tínhamos muito tempo, apenas dois dias, por isso optamos por fazer programas com personagens verdadeiros!
Bento é uma graça! Tranquila e aconchegante. Toda região passa a ideia de muita segurança. Para ter ideia, um jornal de um mercado local trazia uma manchete: “Viticultores em alerta contra as formigas!”. Parece que a maior ameaça no local são os insetos. Moraria em Bento também!
Foto ao lado é de residência na Rota dos Vinhedos.
Leia mais sobre cidades na região:
Leia mais sobre cidades na região:
Comentários
Postar um comentário
O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!