quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

I Love Helsinki, Finland

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Existe um tema que me agrada muito: a consciência humana. Se todo mundo vivesse de modo a procurar fazer o melhor, de forma a não ultrapassar os limites dos direitos que cabem ao próximo, a vida seria muito mais fácil. Sendo brasileira, me encanta observar diferenças culturais que fazem populações inteiras viverem de forma melhor ou pior do que a nossa. Sobre o respeito ao próximo, os países que me transmitiram de forma mais pura este sentimento foram os nórdicos. Em especial a Finlândia, baseada em minha pequena experiência em Helsinki.

Passei apenas um dia explorando a cidade e quero muito poder voltar. Chegamos ao porto e fomos muito bem recebidos e orientados a comprar um ticket para tomar o ônibus para a cidade. Como tínhamos apenas um dia, optamos por comprar um Day Ticket – 1 day, que em 2013 nos custou 8 euros para andar pela zona 1, que compreende o centro da cidade e arredores. Este ticket nos permitiu pegar o ônibus para o centro da cidade e pegar o trem elétrico de superfície que percorre toda a região central (bonde). Valeria também para o metrô, se assim quiséssemos.

Chegamos pela Praça do Senado com monumento que homenageia o Tzar Russo Alexandre II. Dali, acessamos a área portuária com seu Mercado Central (Kauppatori Market Square) que é animadíssimo, com comércio de frutas, flores, plantas, artesanatos e barracas com a maravilhosa comida finlandesa, onde nos deliciamos com bolos de carne, nacos de salmão, legumes na chapa, tudo delicioso! Aviso: cuidado com as gaivotas, sempre atrevidas tentando roubar o lanche do turista desatento.

Optamos por visitar as catedrais Luterana de Tuomiokirkko (1852), que fica em frente a uma grande praça, uma área repleta de turistas e cafés deliciosos. E a Catedral Ortodoxa de Uspenski, concluída em finais do século 19 e erguida no topo de uma colina, bem em frente ao Mercado do Porto. Todos estes atrativos ficam a passos de distância uns dos outros.

Após explorar a área do porto pegamos bonde para ver o que seria a grande atração: Igreja Temppeliaukio (Igreja na Rocha, projetada pelos irmão Timo e Tuomo – 1969). Fiquei impressionada com a exatidão das informações dadas no Google Maps para pegar os bondes e não acreditava que tantos números, letras e tempos programados funcionariam de forma perfeita. Os IDs de parada estão identificados nos pontos dos bondes. O tempo é exato! Mas um pouco desapontada com a atração, que é interessante, mas não tudo que falam.

Outros prédios e atraçõesConselho de Estado (1822), a Universidade (1832) e Biblioteca Central. O Parque Esplanadi com avenidas e prédios neo-renascentistas. A avenida Mannerheimintie repleta de boas lojas.

Encantou-me em Helsinki: o sistema de transporte, a simplicidade do povo, a tranquilidade e segurança na capital, a comida saborosa, a beleza das praças, o cais do porto animado pelas gaivotas famintas, o despojamento dos cafés... Não tivemos dificuldade em nos comunicar em inglês, já que praticamente toda população, além do sueco e do finlandês, se expressa bem no idioma. A moeda oficial do país é o Euro.

Comida típica Finlandesa: É tudo muito gostoso na Finlândia. Dou destaque para os cafés com suas tortas de berries e o pulla (pão doce). Há que provar! Não provei a Karjalanptiraka (massa com recheio de arroz) nem a makkara (salsicha). É famoso também o yogurte viili, muito típico, os sorvetes e o pão preto. Maravilhosos são o Lihapullat (bolo de carne com molho) e o perunamuusi (purê de batata). Assim como em outros países escandinavos, o smörgâsbord também é popular. Come-se carnes de caça como rena, urso, alce, mas preferi os frutos do mar. O salmão é maravilhoso!

Se você se interessa pela cultura finlandesa poderá gostar de ler sobre Penedo, uma colônia finlandesa no Brasil.

2 comentários:

  1. Que delícia de texto. Fiquei com saudade da comida finlandesa. Ainda irei para esse maravilhoso país e me deliciarei lá.

    ResponderExcluir
  2. Saudades de você, Larissa! Sorte que temos este paraíso gastronômico finlandês em Penedo! Bjs,

    ResponderExcluir

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!