Toledo, na Espanha, fica nos arredores de Madri

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Grandiosidade da Catedral de Toledo
Sempre que vou a Madri, na Espanha, procuro visitar alguma cidade da região da Castilla.  Toledo foi um dos destinos que muito me agradou e a visita pôde ser feita em apenas um dia, já que fica a aproximadamente uma hora, de trem, de Madri.

Sua arquitetura medieval é surpreendente, assim como as suas igrejas, as mesquitas e as sinagogas, que dividem o mesmo território, na santa paz.  O centro histórico está situado no alto de uma montanha e é cercado por muralhas, pontuadas por quatro torres, tudo construído aproximadamente no ano 1.000.  O monumento mais notável de Toledo é a Catedral de Toledo, construída em estilo Gótico, com o quarto do tesouro construído sob a torre e que abriga obras de arte da idade média, como pinturas e figuras em estuque e em bronze. Em Toledo podem ser vistas também muitas obras de El Greco, que no fim da vida residiu nesta cidade medieval, imprimindo sua marca na arquitetura e arte local.

Um passeio pelas ruas de pedra de Toledo permitem múltiplas vistas: do alto da cidade pode-se apreciar o rio Tejo, contornando a parte antiga, de forma deslumbrante. Da parte baixa, igualmente deslumbrante é a vista desta cidade, que foi descrita por Cervantes, como a Glória da Espanha! Uma glória merecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo