Belezas de Cabo Frio, RJ
Há tempo desejamos postar aqui sobre Cabo Frio, mas como nossas visitas à cidade são sempre rápidas, pedimos a Vitória Paiva, formanda em jornalismo, que descrevesse para esta coluna impressões baseadas em suas inúmeras férias nesta deliciosa praia.
“Dotada de belezas mil, escondida vives num recanto”
Por: Vitória Paiva
Vitoria frequenta Cabo Frio desde a infância |
Quem conhece Cabo Frio não tem vontade de sair. A cidade, localizada na Região dos Lagos e cerca de 02h30min da capital, tem praias maravilhosas e um clima muito acolhedor. Se você ainda não escolheu onde passar o ano novo, Cabo Frio é uma excelente opção. Mas corra! Nesta época os hotéis, pousadas e casas já estão lotados – principalmente pelos mineiros e fluminenses. Portanto, não se assuste se encontrar muito conhecido lá ou se ouvir muito “uai sô”.
Para mim a Praia do Forte é a melhor: movimentada, com vários lugares ao redor para comer e comprar, além de contar com a vista do maravilhoso Forte de São Mateus e a irresistível e famosa Feirinha, onde encontramos lembrancinhas, artesanatos e roupas.
Praia do Forte
Praia do Forte |
A Praia do Forte é um dos pontos mais requisitados pelos turistas. Com 7,5 quilômetros de extensão, as águas transparentes e cristalinas da praia se unem à areia branca e fina formando o maravilhoso visual do mar. Conta com uma proximidade de restaurantes, lojas, sorveterias com um vasto buffet a quilo e playgrounds para as crianças.
Onde comer: Chez Michou (creperia famosa da cidade vizinha, Búzios), Vira Verão (restaurante), Bob’s, Big Pizzas, Subway, Comilão (fast food). Na avenida da praia, você encontrará diversos restaurantes, que servem almoço e jantar. Além de bares, como Imperador e Koala.
Forte São Mateus
O Forte, construído em 1618, é um patrimônio histórico nacional e ajuda a Praia do Forte a manter um dos mais belos cartões postais da cidade, bem como do país. Atualmente apresenta cinco compartimentos: casa do comando, quartel da tropa, cozinha, casa da pólvora e cela. Conta também com duas baterias à barbeta, uma guarita e edificação para o quartel. De lá, observa-se toda a beleza da praia que o cerca. É aberto ao público e a entrada é gratuita. Não saia de lá sem visitar e registrar este momento com fotos! O visual é lindo. Vale a pena!
Noite
Não só para quem é adepto da noitada, mas também para aqueles que gostam de um passeio básico num final de tarde e início de noite, o Boulevart Canal é uma ótima dica. O Canal (como é conhecido) é destaque por conta de sua grande concentração de restaurantes, bares, boates e embarque e desembarque para passeios de barco na cidade (há alguns que servem jantares à noite).
Quem optar por um jantar, é preciso chegar cedo. As filas de espera ficam bem grandes. Alguns restaurantes referências são Tia Maluca, com frutos do mar e picanha na pedra, além de outras opções; Restaurante do Zé, famoso por sua picanha e Picolino, da chef Denise Linhares.
Shopping da Gamboa – Rua dos biquínis
Mulheres e fãs de compras: se preparem. A Rua dos biquínis é um ponto em que o nosso dinheiro “voa”. É praticamente impossível visitar Cabo Frio e não ir a este lugar. Mas vai uma dica: reserve uma tarde para este passeio. A rua única, com mais de 100 lojas de biquínis e roupas de ginástica, é conhecida internacionalmente como a maior rede de moda praia da América Latina.
Como chegar: para quem quer dar um passeio, é bom ir pé. O lugar é mais afastado e fica depois da ponte Feliciano Sodré, próximo ao Boulevart Canal. Também há opção de pegar barca, que sai também do Canal. O horário de funcionamento é a partir das 9h e em alta temporada as lojas fecham até depois de 00h.
Como chegar: para quem quer dar um passeio, é bom ir pé. O lugar é mais afastado e fica depois da ponte Feliciano Sodré, próximo ao Boulevart Canal. Também há opção de pegar barca, que sai também do Canal. O horário de funcionamento é a partir das 9h e em alta temporada as lojas fecham até depois de 00h.
Ano Novo
“Cabo Frio tem réveillon inesquecível”: esta foi uma das principais manchetes de jornais no final do ano na Região dos Lagos. Apesar da grande concentração de turistas, vale a pena a experiência de virada de ano nesse paraíso. Atualmente, a prefeitura tem disponibilizado uma série de dez shows para celebrar as férias e o novo ano. É show um por dia, que ocorre geralmente de 26/12 até 05/01 na Praia do Forte. Com uma queima de fogos maravilhosa, que dura cerca de 15 minutos, Cabo Frio e seus turistas recebem a alegria do novo ano. É emocionante!
_____
Não é só desses pontos citados que vive Cabo Frio, que também é bem conhecida pela Praia do Peró, Praia Brava, Praia das Conchas, Praia das Dunas, Praia do Foguete e Ilha do Japonês.
O bom de passar as férias nesse lugar é que você poderá conhecer as cidades vizinhas, como Búzios (Rua das Pedras como referência), Arraial do Cabo (passeios de barcos pelas praias que se assemelham às caribenhas) e Rio das Ostras (Praça da Baleia).
Visitar Cabo Frio, bem como a Região dos Lagos, vale muito a pena. Quem vai pela primeira vez, cria facilmente o hábito de ir todo ano. Não é a toa que eu amo essa cidade e rezo para o final de ano chegar, concorda?
Ótimas referências sobre a cidade, e uma riqueza de detalhes maravilhosa!!!
ResponderExcluirMeus parabéns pelo post!!!
Adorei as dicas!! Arrasou!
ResponderExcluir