Desembarque de cruzeiro em Boston - Percorrendo a cidade a pé

Freedom Trail - Boston, Massachussets

Centro histórico
Não resta dúvida de que um país composto por cinquenta estados deve oferecer alguns bons lugares para se conhecer. Principalmente se este país tem um largo território e é banhado por dois oceanos, como os Estados Unidos. Mas não foi difícil optar por ressaltar as qualidades de uma cidade como Boston, que oferece ao mesmo tempo história, belezas naturais e arquitetônicas e muita cultura, para seus visitantes.

É uma cidade feita para o pedestre, facilitando e estimulando a caminhada. Prova disto é a  Freedom Trail, uma trilha marcada por tijolos vermelhos na calçada, que permite ao visitante conhecer o melhor de Boston. As mais importantes atrações da cidade ficam neste caminho. Não é uma rota difícil, com aproximados quatro quilômetros e meio de extensão, que podem ser facilmente percorridos a pé, em apenas um dia. Pelo
Prédios bonitos
caminho há cafeterias e restaurantes que permitem um café, água, snacks, refeições, toaletes e paradas de descanso para apreciar os pontos históricos. O visitante nem percebe a distância percorrida!

Iniciar a trilha a partir de USS Constitution é uma boa sugestão. Trata-se de um museu interativo referente ao navio de guerra mais antigo do mundo e aberto a visitação. O museu fica em uma marina, onde está aportado o navio. Mas se você não quiser andar muito, pode iniciar a trilha na altura de Copps Hill Burying Ground, o que vai diminuir bastante a distância a ser percorrida, perdendo apenas a visita de USS Constituition e Bunker Hill. Para os interessados em cemitérios, este é um prato cheio. Lá foram enterradas personalidades como Gilbert Stuart, pintor do retrato de George Washington, que aparece na nota de um dólar. Também encontram-se enterrados ali muitos homens (Redcoats) que morreram na batalha do cerco da cidade de Boston.
Arredores do Quincy Market
Passando adiante, Boston é uma cidade cheia de vida! Seguindo Freedom Trail o visitante encontrará aproximadamente dezesseis monumentos históricos, marcados com uma placa de bronze explicando a história daquela atração. Mas o melhor de tudo é a arquitetura da cidade, com prédios charmosos em tijolos vermelhos, em meio a uma profusão de restaurantes, cafés, pubs, bares, praças, com eventuais monumentos de beleza fenomenal. É tudo bem cuidado, limpo, florido e organizado nos mínimos detalhes.

Os pontos altos da trilha contam com o imperdível Quincy Market, estabelecido no interior de um prédio em arquitetura greco-romana, composto por uma variedade de lojinhas gastronômicas com especialidades desde cachorros quentes, cookies, salgados, pizzas,  brownies, até sanduíches fantásticos, lagostas frescas, sucos de frutas feitos na hora, comida italiana, chinesa, árabe, doces diversos, camarões gigantes, etc, etc, etc.
Quincy Market: especialidades gastronômicas
No meio do caminho não se assuste em deparar com uma enorme quantidade de belas igrejas e suas torres, espalhadas pela cidade. Curiosamente, muitas delas são católicas.

Fazendo a trilha no sentido aqui indicado, chega-se a Boston Common, que é um parque com um agradável e bonito paisagismo, datado de 1634. O parque mais antigo dos Estados Unidos. Os arredores do lago proporcionam a necessária tranquilidade ao final de uma excitante caminhada pela cidade. O Boston Commom atrai todo ano centenas de milhares de turistas e famosos e é lá também que acontecem os protestos, as reuniões e visitas importantes da cidade.
Boston Common: tranquilidade
Energias repostas, siga um pouco adiante até o Public Garden, que fica logo ao lado do Common. Apesar de ser um pouco mais novo que o Boston Common, este é o primeiro Jardim Botânico dos Estados Unidos. Seu paisagismo evoca uma herança Vitoriana e vale a pena ser conhecido. As espécimes de flores são organizadas em uma perfeita simetria de cores e aromas. Toda a região é linda e complementada pela Commonwealth Avenue Mall, que lembra um túnel coberto pela copa das árvores. Esta avenida é um projeto de Arthur Gilman, inspirado nos boulevards parisienses. Chamada por Winston Churchill de “o grandioso boulevard Norte-Americano”, data de 1858.

Boston é uma cidade estabelecida com beleza e bom gosto. Por todos os lados que se passa é impossível não manter a cabeça erguida para admirá-la. Por isso, em sua próxima visita a famosa cidade de Nova York, programe uma esticada a vizinha cidade de Boston, no estado de Massachussets. Você não se arrependerá!

Nota: no meio de tanta gastronomia, vale destacar que a comida típica de Boston é a sopa de mariscos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo