La Paz – Copacabana – Ilha do Sol, Bolívia

Por: Luciana Reis
Passei boa parte da vida acreditando que La Paz era a capital do país. Só em 2010, quando estive na Bolívia pela primeira vez, que descobri que legalmente Sucre é a capital e La Paz é a sede do governo, a capital federal. É a cidade mais populosa da Bolívia e está a 3660 metros de altitude.
Em Copacabana
Chegamos a La Paz a partir de Cusco, de onde saímos à noite pra encarar 12 horas num ônibus - com direito a 2 horas perdidas na fronteira de Desaguadero para os trâmites de imigração!
Todo nosso esforço foi recompensado pelas paisagens espetaculares do Cerro Chacaltaya, a cerca de 30 km de La Paz e a 5421 metros de altitude! No pico está a estação de esqui de maior altitude do mundo, mas atualmente desativada devido às mudanças climáticas que causaram o desgelo e inviabilizaram a prática do esporte.
É lá também que se encontra o Observatório Astrofísico de Chacaltaya, onde por muitos anos se realizaram estudos de raios cósmicos.
No extremo oposto da cidade há o Valle de la Luna, cujo nome se deve as suas formações rochosas que aparentaram o solo lunar.
Finalizando nossa estadia, fomos ver as Ruínas de Tiwanaku , um sítio arqueológico pré-colombiano onde jaz o que restou de um vastíssimo império que se estendeu do Peru à Bolívia e à parte norte do Chile. Estudiosos das culturas andinas acreditam que esta civilização foi a mais importante precursora do império Inca.
Mais lindo pôr do sol
Mas nosso objetivo ainda estava a muitos quilômetros de distância e então subimos, margeando o Lago Titicaca, em direção a Copacabana, cidade-base para a cereja do bolo da parte boliviana da trip...
Em Copacabana está a Basílica de Nossa Senhora de Copacabana, que abriga uma das imagens mais cultuadas de Maria de Nazaré, a virgem de Copacabana, padroeira da Bolívia. (No século XIX, uma réplica local da imagem foi trazida por comerciantes espanhóis ao Rio de Janeiro e se ergueu uma pequena igreja para abrigá-la. A igreja cresceu e acabou por nomear o atual bairro de Copacabana).
Ponto de peregrinação para fiéis católicos e líderes religiosos indígenas, é do topo do Cerro Calvário que se contemplam o Lago Titicaca, a Ilha do Sol e a Ilha da Lua. Foi lá também que assisti ao pôr do sol mais lindo da minha vida!
Do cais de Copacabana saem as barcas que nos levam à Ilha do Sol. Maior ilha do Lago Titicaca, com quase 15 quilômetros quadrados, atualmente é habitada por descendentes dos índios quechua e aymara e é conhecida por ser o berço dos primeiros Inkas, Manco Capac e Mama Ocllo, filhos do sol e fundadores do império Inca.

Comentários

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Crise no Setor Aéreo?

Molching, cidade fictícia da Alemanha

Mala de bordo para ir a qualquer lugar do mundo