Desembarque de Cruzeiro em San Juan, Porto Rico - Gastronomia e artesanato

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
 
Desembarcando no centro histórico de San Juan, a capital de Porto Rico, com apenas sete horas para explorar nosso destino, fomos em busca dos principais objetivos previamente traçados em nosso roteiro: gastronomia, gastronomia e gastronomia...
Em nossas pesquisas verificamos que a base da comida típica porto-riquenha é a Creoule, rica em frutos do mar. Outras comidas locais são a banana, com ampla utilização, as empanadas, o feijão preto (com arroz), sopas tipo canja de galinha, de frutos do mar, etc.  
A bebida de preferência nacional é a cerveja Medalla, apesar da produção de boas cervejas artesanais, de origem porto-riquenha. As sobremesas típicas são compostas pelos docinhos de batata doce com coco, flan, bolo de abóbora, bolo de batata doce, entre várias. O leite de coco e o coco são amplamente utilizados nas sobremesas. 
 
O café porto riquenho também é bom. Até trouxemos uma amostra de expresso para experimentar em nossa cafeteira. Este é o principal motivo para não termos optado por uma máquina com cápsulas. Assim a gente pode provar diversos sabores e grãos dos arredores, por onde visitamos.
 
O café expresso, adquirimos em uma cafeteria muito charmosa: o Café Poético, que oferece doces, bolos, sanduíches, pequenas refeições, boa cerveja, ambiente muito agradável e internet grátis. Artigo muito valioso para viajantes de navio. Pois a internet dos navios, além de muito cara, funciona mal. Foi aqui que experimentamos a cerveja artesanal Santo Viejo. Passamos um bom par de horas curtindo o ambiente cultural do Café Poético, que conta com salas de convívio, espaço para leituras, encontros literários, contação de histórias e ainda uma loja de artesanatos locais muito transada. 
Outra boa bebida é o rum nacional e a Pina Colada, que é uma mistura do rum porto-riquenho com abacaxi e leite de coco. Por falar em frutas, mesmo vivendo em um país tropical como o Brasil, confesso não lembrar de ter provado aqui uma salada de frutas tropicais tão doce e saborosa como a que provamos em Porto Rico!
 
Dentre tantas opções gastronômicas, a que não pudemos deixar de experimentar foi o mofongo, que é um bolo de banana verde frita recheado com alguma carne como camarão, frango, caranguejo, boi, porco... O marido não queria saber desse prato, achando meio estranho. Mas por insistência desta viajante, cedeu e pediu o dele com caranguejo. Pedi de camarão e... Quase choramos de prazer diante de comida tão saborosa. O mofongo foi aprovadíssimo! Aproveitamos para provar a cerveja típica local, a Medalla. Boa! O restaurante Genesis, recomendado pelo Trip Advisor, é simples, preço razoável e além de servir uma comida muito saborosa, dizem que servem o melhor mofongo da ilha.
 
Sobre compras e artesanatos, vale registrar que as lojas de souvenires de San Juán têm um artesanato diferenciado, de bom gosto. Lembram as lojas de Paraty, RJ.
 
Confira abaixo os endereços dos estabelecimentos aqui mencionados ou fotografados, todos em Viejo San Juán (a cidade histórica):
 
Restaurante Genesis: Recinto Sur, 327 – bem próximo ao porto.
Puerto Rican (artesanatos): Calle Fortaleza, 204
Café Poetico: Calle Cruz, quase em frente a Plaza de Armas
 
Informações de uma viagem realizada em agosto de 2015.

Leia também Visita Rápida ao Centro Histórico de San Juan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo