Reflexões de voo - Sobre o Chile

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

O verão é lindo no Chile
Há um dia em Santiago do Chile, já dá para esquecer um pouco o português, a língua nativa. Fico perdida nesta diversidade de sonidos que às vezes são falas tão rápidas que parecem uma metralhadora.

É a segunda vez que viemos ao Chile no verão. Não sei por que cismávamos de vir aqui no inverno! Frio demais, graça de menos... O verão é lindo no Chile! Hay que se aprender isso. Entendo que as pessoas querem ver neve... Tempo a parte, a verdade é que já está dando para compreender melhor a cultura deste lindo país. Tudo graças ao tempo que temos gasto por aqui em várias viagens e também, a literatura deliciosa da escritora Isabel Allende, sobrinha do ex-presidente Salvador Allende.

Cachorrões por toda parte...
A primeira visita aconteceu há vinte e seis anos. De lá para cá se percebe que muita coisa mudou. E as mudanças observadas abrangem diversos temas. As crianças, por exemplo, naquela primeira vez no Chile, eram mais submissas aos pais e mais educadas. Quando no Brasil, naquele tempo, já eram agitadas e impositivas. Isso foi um fato que me chamou muita atenção. Hoje, observa-se que as crianças que vi naquela época, são os pais de agora. E criam seus filhos de modo diverso de sua própria educação. As crianças estão mais livres, porém mais rebeldes. Nota-se que algumas, se irritadas, impõem vontades aos pais, chegando mesmo a agredi-los. Sinal dos tempos diferentes. Aqui. Ainda não é generalizado no mundo inteiro. Pelo que observo em muitas viagens. Vamos reparando as coisas e a história vai contando no que isso vai dar.

Fingem que os turistas são seus donos...
Notamos como sempre que Santiago só vai crescendo. Tem se desenvolvido e melhorado a cada visita. Ao contrário de nosso gigantesco Brasil, que quando cresce o faz de modo desordenado. Às vezes anda, outras empaca, e assim vamos nós!

Agora mesmo, quando vivemos uma crise, percebemos que as coisas mudam. No hotel em que estivemos em Santiago, atendeu-nos um baiano, que há alguns meses optou por viver e trabalhar no Chile. Demonstrou satisfação com a mudança, ao passo que manifestou tristeza pela situação que o nosso país (Brasil) vem passando.

...Se divertem em bandos pelos lagos
Falando em hotel, esta manhã, em pleno verão aqui no Chile, observei do quarto os chilenos lá na rua encasacados. Quinze graus... Mas depois esquenta. Ontem fez durante o dia calorão de trinta e cinco graus. Mas anoitece e refresca novamente. Os arredores deste mesmo hotel, situado perto da rodoviária, é frequentado por todo tipo de gente. E também pelos cachorrões de rua, que venho observando no Chile desde a primeira viagem em 1993. Só não morro de pena desses cães abandonados, pois além de grandes são, em sua maioria, gordos, bem nutridos e aparentam boa saúde. E vivem em harmonia com o povo, de forma independente e divertida.

Agora embarcados em um avião com destino a Puerto Montt, no sul do Chile, fica a ansiedade de colocar os pés em terras antes não pisadas. A decolagem foi um tanto sacudida seguida de um voo turbulento. Os passageiros ficaram um tanto ruidosos e tive dúvidas se deveria ficar nervosa ou isso faz parte... Mas enfim a aeronave ganhou alturas e cá estamos seguindo para desbravar mais um recanto deste país que tanto adoro!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo