Resort Fascinação Van Gogh – Miguel Pereira, RJ


Minha casinha na montanha

Nem sempre precisamos ir para longe, visitar cidades turísticas ou badaladas, fazer cruzeiros ou viagens internacionais para curtir férias, feriados, fins de semana ou aposentadoria... Estar próximo de casa em um lugar tranquilo também pode ser uma boa opção de lazer, agregado a descanso. Por isso, hospedagem em um hotel fazenda é a boa dica abordada hoje. É um programa eclético que atende viagens a dois, com amigos ou com a família. E ainda oferece entretenimento e relaxamento para todos.


Buscando um fim de semana alternativo encontramos na internet o Resort Fascinação Van Gogh, em Miguel Pereira, estado do Rio de Janeiro. Tivemos o cuidado de ler os comentários sobre o Van Gogh no Trip Advisor e verificar, de um modo geral, que eram positivos e atendiam as nossas expectativas. 

No Trip Advisor alguns comentários questionavam que “na verdade não chamaria de resort, mas de hotel fazenda”. Como o Viajando com Puny também é cultura, é bom esclarecer que a palavra resort, de origem inglesa, significa “um estabelecimento comercial isolado que procura prover o que quem está de férias precisa como hospedagem, comida, bebida, e lazer...”. E é isso que o Van Gogh e equipe entregam.

O hotel fica a aproximadamente cinco quilômetros do centro de Miguel Pereira, a 700 metros acima do nível do mar. A altitude aliada às florestas ao redor propiciam clima agradável e ar muito puro. Os prédios cor de rosa se destacam entre o azul do céu e o verde das matas. Logo na entrada há uma igrejinha plantada no alto da colina. O silêncio no lugar é o diferencial e é quebrado apenas pelo canto incessante dos pássaros, das cigarras, o cricrilar dos grilos, o coachar dos sapos, em verdadeiras sinfonias ao anoitecer. Em tempos de constante agitação e barulho nas cidades, ou qualquer outro lugar onde haja eletricidade para ligar um som, isso é precioso!


Entretenimento

Mas não pense que o Van Gogh é um local de tédio. Pois ali há muito que fazer. O clima convida aos banhos de piscina, com pausas para jogos como sinuca, totó, ou um relaxamento no ofurô. Qualquer hora é hora para ir ao lago andar de pedalinho, ou jogar umas partidas de futebol no campinho gramado. Os cavalos aguardam para cavalgadas e, quem preferir, pode ir de bicicleta, charrete, ou simplesmente desbravar as trilhas caminhando. A sala de jogos espera você para partidas (baralho, dominó, etc) ou, se você preferir, pode jogar sua varinha de pesca no lago e aguardar a beliscada dos peixinhos (morro de dó)... Mas se você não quer fazer nada mesmo, pode pegar seu livro e procurar um lugar tranquilo para ler ou cochilar.  Tudo isso incluído na diária! O que não é comum em todos os hotéis fazenda, que muitas vezes cobram a parte alguns entretenimentos. 

No Domingo costuma acontecer o passeio a Fazenda Fascinação, do tempo do Brasil colônia, vizinha ao Van Gogh, onde se aprende um pouco sobre a vida no campo, a criação de gado leiteiro e a comprovação sobre a triste história da escravidão no Brasil. O meio de transporte é semelhante a um trenzinho, que leva os hóspedes por caminhos agrestes. 


Gastronomia

O clima de fazenda é propício à gastronomia. Ao longo do dia, aromas culinários se espalham pelo ar. O hotel oferece café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, tudo incluído na diária, com exceção das bebidas. A comida é feita com capricho, com um cardápio composto por pratos típicos do interior. O chef Marcelo se esmera no preparo de saladas, pratos quentes, sobremesas, bolos caseiros e outras delícias!  O queijo minas, feito no local, é delicioso. 


Acomodações

De acordo com o tamanho e as exigências do grupo, o hotel oferece diversas modalidades de acomodações:  suíte Destac, suíte Standart , suíte Real, Chalet e Chateau, que podem ser pesquisados aqui no site do hotel. Os ambientes são simples, em estilo rústico e suprem as necessidades básicas de conforto como boa cama, ar, TV, ventilador, água quente, etc. É tudo muito limpo e aconchegante. 

Ademais, a equipe de atendimento é muito gentil e procura sempre se antecipar as necessidades do hóspede, procurando fazê-lo feliz.  As dependências do hotel são bem cuidadas, tornando a estadia uma extensão da sua casa. 


Outras observações: 

O hotel não tem sinal de celular e a wi-fi é provida apenas na sala principal de jogos e refeições. Com tantas boas atividades ao ar livre, isso é perfeito para quem quer fazer um detox digital. 
Aceitam cachorrinhos... Mas sobre isso falaremos em outra matéria acerca de meios de hospedagem e estabelecimentos pet-friendly pelo mundo! 

Nota: quem lê o Viajando com Puny sabe que não costumamos postar matérias sobre hospedagem. Mas ultimamente temos recomendado alguns meios de hospedagem que nos surpreendem. De qualquer modo, sugerimos que você cheque no Trip Advisor os comentários de outros hóspedes, pois ali você encontrará informações atualizadas e opiniões diversas. 

Lembrando que o editorial do Viajando com Puny não recebe ajuda financeira, cortesias ou fun-tour de qualquer empresa de turismo. Qualquer estabelecimento ou companhia mencionados aqui são avaliados de forma criteriosa e independente de qualquer vínculo, ficando a redação livre para fazer críticas positivas ou não em seus textos. 

Comentários

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo