Parque das Nações com Oceanário, em Lisboa


O barato de viajar é que o mundo é grande e sempre vai apresentar surpresas. Em várias idas da Equipe do Viajando com Puny para Lisboa, a região do Parque das Nações ficava sempre para uma próxima oportunidade.  Porém, na última viagem à capital portuguesa, aproveitamos para conhecer a região revitalizada para a EXPO 98, que teve como tema “Os Oceanos: um patrimônio para o futuro” e teve o propósito de comemorar os 500 anos dos descobrimentos portugueses.  


A EXPO 98 foi um evento que marcou história, acontecendo entre os meses de maio e outubro de 1998. Foram aproximadamente 5000 shows musicais, teve a participação de países dos cinco continentes, em atividades espalhadas pelos diversos pavilhões, como o do Futuro, da Realidade Virtual, de Portugal, dos Oceanos, da Água, da Utopia, entre muitos outros. E o legado maior para Lisboa foi o atual Parque das Nações, que faz o deleite dos turistas que visitam a cidade.

Para chegar lá: pegamos um metrô com destino a Gare do Oriente, que sai direto no Centro Comercial Vasco da Gama, um shopping moderno, com muitas lojas e boa praça de alimentação. O shopping tem uma saída direto para os jardins a beira do rio Tejo, com o Telecabine – bondinho – e o Oceanário.

A região é moderna com toques de arte por toda parte. Os prédios que serviram para a EXPO98, assim como toda a área, teve um grande sucesso no reaproveitamento urbano. Passear pela região é bastante agradável. Um lugar ótimo, principalmente, para quem viaja com crianças.

Aproveitamos para visitar o Oceanário, que impressiona pelo seu tamanho e a disposição dos seus diversos ambientes, acolhendo uma diversidade de espécies de peixes, mamíferos e aves, entre outros seres marinhos. Além de funcionar como aquário público, ali funciona também uma instituição de pesquisa sobre Biologia Marinha e Oceanografia. O Oceanário de Lisboa está entre os maiores aquários abertos ao público, do mundo. Ao fim da visita, a saída na tradicional lojinha de artigos relacionados ao tema, não decepciona.
Para maiores informações sobre o Oceanário, como preços, horários, exposições, entre outros, clique aqui. 

Ao fim do passeio, antes de retornar a Gare do Oriente, optamos por almoçar no restaurante Serra da Estrela, que serve comida típica portuguesa, no Centro Comercial Vasco da Gama.  

Para ler outras matérias sobre Portugal, clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo