Preciso de Dicas para Cancún, México

Uma amiga está para viajar para Cancún, México. Não conheço ainda o lugar. Por isso, peço aqueles que já visitaram a cidade para postar comentários ou enviar foto para publicação neste espaço.
Precisamos saber:
- Lugares legais para visitar;
- Melhores praias;
- O que comer, preço de comida em geral (se caro ou barato);
- Outras dicas e comentários sobre sua experiência.
Viajando com Puny agradece a Marcelle que posta em comentários dicas completas para quem quiser ir a Cancun.
Um abraço para todos,
Puny
 Translation to English:

A friend of mine is traveling to Cancun, Mexico. I don't know the place yet. So, I ask those who have visited the city to post comments or send a picture for publication in this space.
We need to know:
 - Nice places to visit;
 - Best beaches;
 - What to eat, price of food in general (if expensive or cheap);
 - Other tips and comments about your experience.
 

Traveling with Puny welcomes your visits and possible help in this matter.

Comentários

  1. Vamos lá, vou tentar ajudar!

    Dizem que a melhor época para conhecer Cancun é no período de abril a julho, já que é verão por lá e os termômetros marcam os 40º. A partir de outubro começa a temporada dos furacões.
    Nós fomos em Janeiro e não me arrependo! A média da temperatura durante o dia era de 28º e a noite 22º. Assim, conseguimos aproveitar bastante.
    Bom, Cancun é assim: "Cancun", na verdade, é a zona hoteleira. Saindo do aeroporto você já chega na estrada que é a zona hoteleira. A rua/ estrada é bem extensa. Do lado direito encontram-se todos os hotéis, sem exceção, eles ficam um ao lado do outro e não há um "vão" entre os eles para que pessoas de fora possam conhecer a praia. O acesso à praia é somente pelo hotel. Do lado esquerdo estão os restaurantes, shoppings, e todos eles ficam à beira da lagoa. Um lado é praia, o outro lado, lagoa!

    Lugares legais para visitar:
    - Melhores praias: Cancun é uma grande ilha e possui apenas uma única praia. Então, certamente você vai usufruir da faixa em que fica o hotel em que estará hospedado, já que os hotéis são estilo "pé na areia".

    - Passeios:
    Há muitas opções e diversos parques temáticos.

    1)Chichen Itza: imperdível!! Ruínas da cidade maia, uma das 7 maravilhas do mundo. Fica aproximadamente a 300km de Cancun, ou seja, em média precisa-se de 3h30 para ir, mais o mesmo tempo para voltar. Existem pacotes que incluem mergulho em um "cenote", com guias, ônibus e shows (que só acontece 4ª feira). O guia é meio que indispensável, pois conhecerá um pouco da historia maia, normalmente eles são maias (ou descendentes) e contam a historia com bastante entusiasmo. CHICHEN ITZA fica no meio da selva, uma pirâmide enorme em que não se pode mais subir (por depredação de turistas). A história da "cidade dos Itzares (bruxos)" é bem interessante.
    Existe uma acústica e uma arquitetura impressionante no local, ao bater papo ecoa 13 vezes e se escuta perfeitamente as 13 palmas seguintes, um passo para o lado e já não existe este efeito. Isso para época era algo inexplicável e, por vezes, atribuído a et’s ou seres evoluídos...
    DICA: não fazer compras na lojinha que te levam antes, pois ma pirâmide tem tudo mais barato. Ah! E não se esqueça de chorar. Sempre diga que é caro, pois eles estão acostumados com americanos que compram se pechinchar.

    ResponderExcluir
  2. 2)Tulum: é uma fortaleza construída à beira mar. O mar de Tulum é algo impressionante. Após um recorrido pelas ruínas, basta descer umas escadas (igual as que tinham os maias) e se jogar no mar. As fotos de lá são ótimos postais. As construções (ruínas) de Tulum são mais próximas do que as de Chichen, mas, de qualquer forma, não se pode subir ou entrar.
    Depois de Tulum, tem a praia de AKUMAL que é bem pertinho, uns 10 minutos. Essa praia é linda e qualquer um pode entrar. Não tem os hotéis fechando a entrada da praia e tem uns restaurantes bem legais na beira da praia.

    3)Isla Mujeres(El Garrafón): El Garrafon é um parque natural com belíssimas paisagens. A principal atividade do parque é o snorkel, mas tem tirolesas, algumas passam por cima do mar, sem se molhar, mas são pagas a parte. No ingresso estão incluídos os equipamentos para snorkel e almoço, mas varia de acordo com o pacote. O restaurante é bem gostoso. Atenção ao horário, pois as atividade só podem ser iniciadas até 1h antes do parque fechar (17h00).
    Aqui se tem a opção de nada com os golfinhos, que é uma experiência incrível!!

    4)Cozumel - Uma ilha com praias lindíssimas. O passeio começa com um mergulho no mar com snokel e depois você tem o tempo livre para conhecer a ilha.

    5)Playa del Carmen - As praias em Playa del Carmen são as mais bonitas, são de uma cor incrível. Vale a pena ir um dia no final da tarde e passar umas horas da noitada lá. Tudo é muito bonito e iluminado. A "quinta avenida" tem milhares de lojas e coisas fantásticas. Pra quem tiver disposição, o ideal é voltar de Cozumel e jantar em Playa.

    6) Xell-ha ou Xcaret - Esses dois são parques aquáticos, um natural e outro projetado, em que você fica o dia inteiro na água, nada em rios subterrâneos, cenotes, com golfinhos, peixes, come e a vontade e ainda curte um show no final do dia. O Xcaret é melhor. Esse passeio é melhor que feche um pacote, pois o ônibus te pega e deixa no hotel. O lance é ir para o centro da cidade ou mercado 28 que existem dezenas de lojas em que pode fechar um pacote desses. Dá para ver bichos (pumas, jaguares, peixes-bois, antas, peixes e corais num aquário), fazer flutuação num rio que passa por cavernas, mergulhar com golfinhos, mergulhar com tubarões ou simplesmente ir à praia. Nunca se sabe o que é verdadeiro ou o que é fake; certamente aproveitaram as incríveis condições naturais do terreno. Há pequenos shows de folclore esparsos durante o dia e, à noite, um mega-espetáculo de duas horas e meia, com 260 figurantes, com encenações da vida na época dos maias e aztecas (incluindo um jogo de pelota) e números de música e dança de diversos estados (muito, muito bons). Dica: Restaurante Laguna, no pacote plus.

    7) Ruinas del Rey - São ruínas, maias também, que ficam bem na zona hotelera e ninguém conhece. Pode ser feito de ônibus e em frente ha uma ótima praia (El Mirador). O impressionante nessas ruínas é a tranqüilidade.

    ResponderExcluir
  3. 7) Ruinas del Rey - São ruínas, maias também, que ficam bem na zona hotelera e ninguém conhece. Pode ser feito de ônibus e em frente ha uma ótima praia (El Mirador). O impressionante nessas ruínas é a tranqüilidade.

    8)Sky rider: paa quem gosta de aventura e adrenalina, é aquele pára-quedas puxado pela lancha. É feito no mar, pode ir em dupla e a visão lá de cima é inacreditável. Você vê a lagoa, os hotéis e até Isla Mujeres se tiver um dia bom. Atenção: frise bem que quer o passeio no mar, pois alguns fazem na lagoa.

    9) XPlor: É um parque novo que fica em frente ao X'Caret. Para quem não gosta muito de tirolesa, o lugar não é recomendado (são 8 torres, num total de 3km), não há muito o que fazer por lá: tirolesa + nado num rio subterrâneo + passeio com uma canoa + passeio de bug, acho que é só!

    10) Cocobongo: é uma boate. Mesmo que você não goste de boates e baladas, a visita é obrigatória!!! Lá é tudo diferente, é para todas as idades. É incrível, eles dublam grandes artistas/ grupos musicais, parece um grande teatro, é perfeito!! Tenho certeza que não vai se arrepender. Ah! E as bebidas são liberadas.


    - O que comer, preço de comida em geral: os únicos baratinhos são o VIPS (que ficam bem no inicio do "centrão", depois do Hooters).
    E para o dia há um lugar bem escondido que vende uns sandubas fabulosos enormes e bem econômicos. Este se chama "La Gran Torta" e fica em uma "galeriazinha" tipo um mini shopping que tem ao lado de um bar chamado "Slices". Do lado que dá vista para Lagoa. A entrada é uma escada discreta, fica no segundo andar. Ali no comercio todos conhecem.
    Bubba Gump Shrimps and Co: restaurante temático do filme Forrest Gump. É especializado em camarões. Os preços são bons, a comida também é muito boa, mas é muito frio lá dentro. Tudo lá dentro gira em torno da temática do filme.
    La Maddona: fica no shopping La Isla.
    Há muitas opções de restaurantes pelos shoppings. Então, eu aconselho a chegar, olhar e escolher o que mais agradar.
    Os preços são medianos, quase os mesmo dos nossos.

    - Outras dicas e comentários sobre sua experiência.

    1) Protetor solar: nos parques em Cancun só é permitido os biodegradáveis. Se vc entrar nos parques com o protetor comum, eles solicitam que deixem logo na entrada (muita gente começa a tirar da bolsa, forma até fila!). No ônibus que levará vcs pro passeio, o guia vende tanto o protetor como a câmera descartável à prova d’água.

    2) Câmera aquática: uma maravilha, pois a maioria dos passeios são na água.

    3) Exijam sempre a Nota Fiscal, pois algumas lojas participam do TAXBACK, ou seja, dentro de umas semanas o imposto das compras realizadas é estornado para vcs. Leiam as infomações no site antes da viagem. (http://www.taxback.com.mx/index.html)

    4)Câmbio: aceita-se muito bem o dólar. Então, leve do Brasil e se precisa faça o câmbio (dólar X peso) por lá, ou até mesmo no aeroporto.

    5) Gorjeta: isso lá é chato!!! Eles pedem gorjeta para tudo, mas pedem mesmo!! Então, separe sempre um dinheiro trocado.

    6) Transporte: locomover-se em Cancun é mais fácil do que em outro qualquer lugar do mundo!! Alugar um carro é besteira pois, tudo está localizado em apenas uma rua bem extensa, que é a Blvd. Kulkukan, com ônibus passando o tempo todo, 24h por dia. Não importa a linha, ele vai percorrer toda a zona hoteleira. Apenas quando for ao Mercado 28 e ao Shopping Las Americas, que ficam no Centro de Cancun, o ônibus é diferente. Neste caso, informe-se no hotel sobre a linha do ônibus que vai para esses dois lugares.

    Espero ter contribuído!
    E pra você que pretende conhecer Cancun: boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Marcele, agradeço muito suas superdicas! Com certeza serão muito úteis!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo