As bagagens no avião
Ao transportar sua bagagem é bom ter em mente que para o transporte aéreo de bagagens existem dois conceitos a considerar:
• Sistema de peça (piece concept): é baseado no número de volumes, até determinado peso, que o passageiro é permitido a transportar. É utilizado para todos os voos com destino e provenientes dos USA. Nestas rotas vale transportar até dois volumes de 32 quilos e um volume de mão de até 5 quilos. É um conceito generoso. Atualmente companhias aéreas de outras partes do mundo estão começando a utilizar o piece concept, principalmente nos voos intercontinentais, mas vale sempre checar qual o conceito utilizado pela companhia e rota, evitando surpresas desagradáveis.
• Sistema de peso: normalmente utilizado na maioria das rotas, determina um limite de peso a ser transportado, para um único volume, por passageiro.
É bom estar atento aos limites de peso de sua bagagem, já que o excedente do peso permitido será sobretaxado por quilo, geralmente, a um preço bem salgado.
- Atenção nas rotas intercontinentais: surpresas desagradáveis acontecem muitas vezes quando, em voos intercontinentais (ex: Brasil para Europa), os passageiros tem trechos aéreos internos (domésticos) pela Europa. Vale checar o conceito de bagagem para todos os trechos. Pode acontecer também, em razão de necessidade de troca de companhia, devido a over-bookings ou cancelamentos de voos em trechos domésticos, o passageiro perder o direito do transporte no piece concept, tendo seu limite de peso por bagagem drasticamente reduzido. Em geral, além de dor de cabeça, isso pode gerar prejuízos ao passageiro. Por isso é bom estar atento ao seu percurso e direitos.
- Vale observar também os limites de peso da bagagem de crianças e bebês, que podem ser diferentes dos adultos.
- Cheque com antecedência os itens que não são permitidos na bagagem de mão, evitando assim perder itens proibidos, no momento do embarque.
Este artigo tem coisas bastante importantes para quem viaja. Ás vezes, em cima da hora, surgem dúvidas e parece que não encontramos nada para nos esclarecer mas neste artigo muitas dúvidas foram dissipadas.
ResponderExcluirBom saber que o Viajando com Puny está sendo útil!
Excluir