Portugal Pequeno, em Niterói


Para quem conhece bem a cidade de Niterói é mais fácil referir-se a Ponta de Areia, antigo nome do bairro de Portugal Pequeno, antes de sua revitalização em 1997.
Restaurante português - foto: Rafael Costa
Portugal Pequeno é um bairro muito tranquilo, composto basicamente por casas e casarões antigos. Fica localizado em pleno centro da cidade. Sua arquitetura é caracterizada pelas casas de face de rua, coloridas, boa parte em estilo colonial. Devido a grande presença de imigrantes portugueses no local, restaurantes especializados na culinária lusitana e em frutos do mar ocupam alguns casarões restaurados. A sinalização dos restaurantes facilita a identificação dos estabelecimentos, pelos turistas.

Na beira mar o visitante encontra a Igreja de Nossa Senhora da Penha que concorre com um lindo por do sol. E com a forte presença da indústria Naval, muitos operários residem no local.

Destaco, também no bairro, o Mercado de São Pedro, que vende uma variedade inigualável de frutos do mar frescos, como atum, cação, dourado, sardinha, lula, camarão e muito mais. Para fazer compras no mercado, é bom ir bem cedo, quando não há muito movimento. Vale a pena também almoçar nos restaurantes localizados no segundo piso do mercado de São Pedro, que apesar de simples, servem peixe fresco e de boa qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo