Olivença, distrito de Ilhéus, BA

Boas ondas em Olivença!

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Equipe feminina de body-board
Já surfei de body-board (prancha de peito). Não foi apenas um hobbyzinho passageiro. Foram anos de dedicação, participação em campeonatos, com patrocínios, viagens... Não que eu fosse tão boa nisso, mas posso garantir que estava entre as primeiras mulheres a iniciarem esta prática no Brasil, por volta de 1981.
Por isso, nesta época, frequentar destinos que tivessem boas ondas era uma prática comum. Foi assim que acabei conhecendo Olivença, distrito da ensolarada cidade de Ilhéus, na Bahia.  Praia de ondas pequenas e perfeitas, onde conheci Jojó de Olivença, surfista famoso  na época. Optei por armar uma barraca em um camping repleto de coqueiros, à beira-mar. Foi uma boa experiência, apesar de ter ficado apenas três dias. Época de orçamento apertado, não dava para fazer muita coisa, mas lembro-me bem das cocadas, dos acarajés, água de coco, peixes e siris oferecidos nas biroscas da beira da praia. Tudo uma delícia!
Tenho vontade de rever a cidade adotada pelo escritor Jorge Amado e conhecer um bocado de sua parte histórica, com suas igrejas, a Casa de Cultura e degustar a boa comida baiana. Uma boa opção atualmente são os cruzeiros que vão para Salvador, saindo do Porto de Santos ou Rio de Janeiro e passam um dia pela cidade de Ilhéus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo