Carnaval no Rio de Janeiro, Brasil

Por: Vitória Paiva

Preparativos para a curtição
O carnaval está chegando! Felicidade, ânimo e tranquilidade para alguns... Você já escolheu seu destino para relaxar e/ou curtir o carnaval? Atendendo pedido da Puny, eu vim dar uma dica para quem gosta de folia e agitação nesta época. Particularmente, nunca havia curtido (e nem gostava) um bom carnaval até o ano passado, quando fui para o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Não fui ao Sambódromo e nem curti o famoso bloco Cordão do Bola Preta. Mas fui para a Zona Sul prestigiar seus maravilhosos blocos! Apesar de ter ficado na Barra da Tijuca, lado oposto da cidade, valeu muito a pena! Comprei alguns adereços, peguei um celular velhinho para levar (dica!), uma doleira e lá fomos nós (eu e meus amigos)!
As dicas abaixo são de (alguns) blocos que fui. Mas a agenda completa com a data, local e hora de todos os blocos está disponível aqui. A dica é ir de ônibus (como foi meu caso) ou metrô. As ruas ficam entupidas de gente!
E o Rio de Janeiro continua lindo...
Banda de Ipanema é um tradicional bloco que desfila pelas ruas de Ipanema e tem 50 anos de história e tradição. A banda, composta por cerca de 70 músicos, toca marchinhas e sambas. Eu adorei! Porém é lotado: estima-se a presença de 90 mil foliões no dia 14/02/15, às 17h30min, na Praça General Osório.
Simpatia é quase amor reúne nada menos do que 150 mil foliões. Foi fundado em 1985 por um grupo ligado ao movimento Diretas Já e à torcida do Flamengo. Teve também o falecido Bussunda como rei momo. O bloco sai da Praça General Osório, em Ipanema, no próximo dia 15/02 às 16h.

Sargento Pimenta: avalio como um dos melhores blocos que conheci! O ritmo nada mais é do que Beatles, porém num ritmo carnavalesco contagiante. Confesso que me surpreendi! O bloco é parado e fica no Aterro do Flamengo. Gostei muito, mas achei super cheio (andar é quase impossível) e com poucos banheiros para suportar a quantidade de pessoas. O interessante é que este ano o Sargento Pimenta vai homenagear os 50 anos do single "Help". O bloco está marcado para a segunda-feira de carnaval, 16/02, das 15h às 19h.

Entre amigos
Como não dá pra descrever todos que blocos que frequentei, vou deixar os nomes de alguns dos mais conhecidos para sugestão: Empolga às 9 (Ipanema), Bloco da Favorita (São Conrado), Trio Ternura (Barra da Tijuca), Carmelitas (Santa Teresa), Suvaco do Cristo (Jardim Botânico), Monobloco (Centro), Toca Rauuul (Centro), Orquestra Voadora (Aterro do Flamengo), Thriller Elétrico (Vila Isabel) e Me beija que sou cineasta (Gávea). Ah, quem quiser pode pegar uma praia também, é claro!
A dica (meio óbvia, né?) está dada. E você? Tem alguma dica de lugar para passar o carnaval? Compartilhe conosco deixando seu comentário! Contagem regressiva! O difícil será voltar na quinta-feira... Bom carnaval a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo