Desembarque de cruzeiro na Ilha de São Francisco do Sul, SC

Você que procura lugares desconhecidos para desbravar pelo Brasil, poderá gostar da Ilha de São Francisco do Sul.

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
Em outra matéria contamos como, devido ao mau tempo, uma programação prévia em navio de cruzeiro pode ser alterada. Quando isso acontece vemos a oportunidade de conhecer novos lugares. Foi assim que descobrimos a ilha de São Francisco do Sul.
Chegamos à ilha navegando pela baía de Babitonga e atracamos no porto de São Francisco do Sul. A recepção ao navio foi bastante calorosa, com música e personalidades. Desembarcamos direto no centro da cidade, onde fica a sede do município.

Descobrimos que São Francisco do Sul é a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina e a terceira mais antiga do Brasil. Encantamos-nos de cara com o casario histórico do centro, com destaque para o Santuário Nossa Senhora da Graça.

Após uma volta pela cidade fotografando os prédios coloridos e a bela baía de Babitonga, pegamos um ônibus fretado pela companhia de cruzeiros, que nos levou direto para as praias oceânicas. Fomos parar na Praia de Ubatuba, mais precisamente na Av. Brasília (com simpáticos bares e restaurantes), que tem um calçadão que dá para uma extensa faixa de areia. A praia é de mar aberto, com ondas deliciosas. Trouxe-nos a nostalgia das praias semidesertas de antigamente, com crianças brincando tranquilas e vendedores de picolé indo de guarda-sol em guarda-sol. As casas locais, com sua arquitetura sulina, despertaram a vontade de ir passar ali uns dias preguiçosos de férias. Anotamos São Francisco do Sul, em nossa agenda, como um dos lugares onde queremos voltar.

Dicas de Praias: há dezenas de ilhas na Baía de Babitonga. Perto do centro há praias como De Paula, Inglês, Figueira, Salão e Calixto. As praias oceânicas são Praia Grande, Praia do Forte, Enseada, Ubatuba, Itaguaçu e Prainha (esta propícia ao surf).

Outras atrações: Museu Nacional do Mar e Museu Histórico de São Francisco do Sul.

Como chegar: descrevemos acima nossa chegada de navio. Mas é fácil chegar à ilha por terra, já que há uma ponte ligando-a ao continente. São Francisco do Sul fica distante de Florianópolis 190 quilômetros (pela BR-101) e a 175 quilômetros de Curitiba, no estado do Paraná (pela BR-376 e BR-101).

Comentários

  1. Continuo admirando e aplaudindo a sua disponibilidade em dividir com os amigos as suas incursões por esse mundão de nosso Deus. Bjs e muita sorte
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Adoro ver você aqui pelo blog, sempre tão positiva e animada! É muito bom saber que temos leitores que apreciam nossas matérias! Beijão, Adriana

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo