Desembarque de Cruzeiro em Philipsburg, Saint Maarten!

 

Conheça um pouco de Phillipsburg, em Saint Maarten

Por: Adriana Aguiar Ribeiro
 
Roteiros de navio costumam trazer a descoberta de novos destinos. Em geral, quando estamos pesquisando as opções, procuramos embarcar em uma viagem que atraque em países e cidades que ainda não conhecemos. Desbravadores dos sete mares! Após escolhido um cruzeiro aprazível, com boas paradas e bom preço, começamos pouco a pouco a traçar o roteiro.

Sobre San Maarten, a única coisa que sabia de fato, era tratar-se daquela ilha que tem um aeroporto na beira-mar, grande atração para os turistas. Mas o que nos interessava, de verdade, era a possibilidade de curtir as praias caribenhas.

Partindo para a pesquisa, descobri o seguinte: trata-se de uma ilha caribenha, com aproximadamente 87 quilômetros quadrados divididos entre dois países. O lado francês, que se chama Saint Martin. E o lado holandês, que se chama Saint Maarten. Em menos de 2 horas de viagem, de carro, dá para dar uma volta inteira pela ilha. A menor ilha do mundo contendo dois países!

Desembarcamos em Phillipsburg, no lado holandês, em St. Maarten. Parte da família foi em uma corrida de táxi percorrer pontos turísticos e conhecer St. Martin, o lado francês.

Decidi curtir um dia de praia. Pegamos um táxi do porto de desembarque até Little Bay, que tem um resort com boa infraestrutura. A praia, caribenha, dispensa recomendações. Passamos uma manhã bem tranquila. Perto da hora do almoço buscamos um táxi no ponto que fica no Little Bay Resort (em frente a praia). Negociamos o preço e combinamos que ele nos levasse para fazer um breve tour até Simpson Bay, com retorno para o Boardwalk, em Great Bay.
Simpson Bay fica ao lado do Aeroporto Internacional Princess Juliana. Aquele onde os voos decolam praticamente sobre a praia. Na verdade, fui lá pelo interesse em conhecer e registrar aqui no blog. Mas não vejo muita graça nisso. Constatei que a praia de Simpson Bay é uma pequena faixa de areia, ladeada por pedras. Tem um barzinho onde há uma placa que anuncia o horário do próximo voo. O taxista contou que as turbinas dos aviões passam tão baixo sobre a praia, que muitos banhistas sofrem acidentes graves. Muitos agarram-se às grades que separam pista de pouso e decolagem, da beira-mar. Alguns não aguentam a força das turbinas, se soltam e vão cair direto sobre as pedras.

Esse pequeno tour me encantou, pois pude perceber como são caprichosos os Saint Martinhos locais. A cidade é arrumadinha, limpa e com arquitetura delicada. Praiana mesmo. O motorista do táxi esmerou-se para explicar todos os pontos interessantes.
Chegando em Great Bay, que é o centro da cidade, fomos direto para o Boardwalk – um calçadão a beira-mar. Ali, procuramos o restaurante Lazy Lizard Beach Bar, muito bem recomendado no Trip Advisor. É um bar-restaurante, praiano, simples, com bom atendimento, petiscos saborosos, drinques, cerveja gelada, preços razoáveis e uma vista esplêndida para o Mar do Caribe.

Refeitos com uma boa refeição que incluiu drinques, a cerveja local, alguns camarões gigantes e um pouco de comida creoule, fomos conhecer Old Street, que é uma ruazinha com prédios antigos e coloridos. Fica localizada em uma vila na rua de trás, paralela ao Boardwalk.
À tardinha, pegamos outro táxi que nos levou direto ao porto, que fica bem próximo de Great Bay.
De praticamente todas as ilhas que conhecemos no Caribe, St. Marteen é uma das mais bem preparadas para receber os turistas. Os táxis são arrumados, o povo é educado, a cidade é limpa, as praias maravilhosas e o turista é respeitado. Muito simpática a ilha!
Dicas gastronômicas: Licor de Guavaberry, tipo jaboticaba (fruto nativo da ilha), caldo de Callaloo (feita com vagens de ervilha e carne de caranguejo), caranguejo, panquecas de abóbora com canela, bolo de coco e toda variação de sobremesas com coco. Comida caribenha em geral. Peixe fresco e frutos do mar.

Comentários

  1. Roteiros desconhecidos às vezes trazem belas surpresas.

    ResponderExcluir
  2. Adriana, St Martin é uma ilha espetacular. Recomendo que passe uma semana lá, pois tem muita coisa boa para ver e conhecer, como a escondida praia de Pointe du Bluff e a excelente praia de Anse Marcel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Júlio! Boa dica! Já vou anotar no meu caderninho de desejos. Obrigada por compartilhar isso com os leitores e também por navegar aqui no Viajando com Puny!
      Um abraço e desejo de boas viagens!
      Adriana

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Molching, cidade fictícia da Alemanha

Crise no Setor Aéreo?

Mala de bordo para ir a qualquer lugar do mundo