Museu Chileno de Arte Precolombino em Santiago

Por: Adriana Aguiar Ribeiro

Já tinha lido alguma coisa em blogs sobre o Museu de Arte Pré-Colombiana de Santiago do Chile. Pela beleza das fotos, me interessei e inseri esta atração no roteiro da última viagem ao Chile. Após conhecer este fantástico museu, com certeza ele passou a fazer parte da minha lista de museus preferidos.
Museu e entorno: prédios históricos
Conhecido como Museu Chileno de Arte Precolombino, fica localizado no centro de Santiago e é cercado por edifícios históricos. O próprio prédio ocupado pelo museu, o antigo Palácio da Aduana Real, já encanta pela sua rica arquitetura.

Funcionando desde 1981, o museu tem como objetivo principal mostrar o que foi a América Pré-hispânica, através da promoção da diversidade cultural e da expressão artística inspirada no mundo aborígene americano.

As coleções são apresentadas de acordo com as áreas culturais, em duas exposições permanentes: A arte na América Pré-Colombina e O Chile antes do Chile. Estas mostras estão dispostas em 12 salas, distribuídas em 3 andares. No piso térreo há três salas destinadas às exposições temporárias. Neste piso também há uma simpática cafeteria e uma loja de lembranças que remetem ao museu.
Cafeteria e Exposições Temporárias: no primeiro piso
Todas as exposições são muito atraentes e bem organizadas. A arte na América Pré-Colombiana refere-se ao período que vai desde as primeiras cerâmicas e artesanatos têxteis que se têm notícias, até o período da chegada dos conquistadores europeus. A coleção é de uma riqueza sem precedentes, incluindo objetos em cerâmica, metal, algodão, lã, pedra, osso, madeira, entre outros. Tudo feito nas mais variadas técnicas e estilos. A exposição impressiona por desvendar uma riqueza na arte pré-colombiana, que não é imaginada por nós.
Arte na América Pré-Colombiana
O Chile antes do Chile representa desde os antigos pescadores até os remanescentes povoados atuais. Esta mostra busca explicar os diferentes povos que habitaram o território chileno.

A mostra temporária no dia de nossa visita, não menos atraente do que as permanentes, relacionava-se as Mantas Funerárias – Oferendas para a vida, uma oferta generosa do Ministério de Cultura do Peru. Nesta sala não era permitido fotografar. Mas as imagens se eternizarão em minha memória, pela trama impressionantemente delicada nas tecelagens. Aprendi nesta mostra que, no momento da descoberta do continente americano pelos europeus, a tecelagem americana era muito mais avançada que a europeia, da época.
O Chile antes do Chile
Funcionamento: de terça-feira a Domingo
Horário: das 10h às 18h
Acesso facilitado para pessoas com mobilidade reduzida
Endereço: Calle Bandera, 361 – Santiago do Chile
Site: www.precolombino.cl
Metrô: Estación Plaza de Armas ou Universidad de Chile

Leia tudo já publicado sobre o Chile clicando aqui. 

Comentários

  1. Visitamos este ano novamente o museu e foi uma boa surpresa descobrir que a exposição de Mantas Funerárias, na época temporária, virou uma exposição permanente!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo