Oktoberfest - dúvidas e esclarecimentos

Evento 2017



Depois de agendada a viagem para Munique, descobrimos que estávamos indo na época do 184º Oktoberfest. Não era um dos nossos sonhos, mas encaixou perfeitamente em nossos planos. Adoramos e, quando possível, queremos voltar.

Foi assim que descobrimos muitos detalhes interessantes e que desmistificamos algumas dúvidas sobre o evento. 


Qual a origem do Oktoberfest?



Em 12 de outubro de 1810, para celebrar o casamento do Príncipe Ludwig (depois Rei Ludwig I) com a princesa Therese da Saxônia, os cidadãos do reino da Bavária foram convidados para uma grande festa, que durou alguns dias. 


A festa aconteceu em um grande campo em frente aos portões de Munique, na Alemanha. O lugar desde então foi chamado de Theresienwiese o que significa em português campos de Theresa.  A festa teve encerramento com uma corrida de cavalos, evento muito popular na época. 

Devido ao sucesso do evento, no ano seguinte resolveram repetir a corrida, com a adição do primeiro Festival de Agricultura, que tinha como objetivo incentivar a agricultura bavariana. Os visitantes costumavam matar sua sede em pequenos estandes de cerveja, que rapidamente cresceram em número e tamanho. Em 1818 foi inserido o primeiro carrossel no local. Em 1896 surgiu a primeira barraca de cerveja, patrocinada pelas cervejarias alemãs. 


O que acontece hoje na festa?


Ocupando aproximadamente 42 acres, o Oktoberfest atualmente abriga principalmente parques de diversões e barracas de cervejas. A entrada é franca pagando-se pelas diversões e o que se consome no interior do festival, como brinquedos, jogos, bebidas e comidas. É frequentado por visitantes de toda a parte do mundo e de todas as idades. Jovens, adultos, idosos e crianças se divertem pelo festival. O ambiente é muito alegre e descontraído, contando com atrações e shows diversos. O Oktoberfest parece com o carnaval brasileiro, quando muitas pessoas usam roupas típicas, bebem e se divertem por vários dias. O site do evento traz todo o calendário, informações e acontecimentos sobre o Oktoberfest.


Por que o Oktoberfest tem início em setembro?


Originalmente o evento acontecia no mês de outubro mas, posteriormente, mudaram sua data de início para setembro. Isto, devido ao clima mais ameno, quando as noites estão menos frias e os visitantes podem curtir mais as atrações ao ar livre, do lado de fora das barracas. Seu final ocorre nos primeiros dias de outubro. 


Como são as barracas?


As barracas de cerveja representam grandes cervejarias como Paulaner,  Augustiner-Braw, Lowenbrau, Erdinger dentre outras. Os seus interiores são ricamente decorados e temáticos. Mobiliados com muitas mesas compridas e bancos, em geral tem um palco central onde acontecem os diversos shows musicais. Os garçons e garçonetes, vestidos a caráter, circulam oferecendo cervejas e petiscos, parte dos cardápios. As cervejas são vendidas em grandes canecas de ½ litro ou 1 litro. Os ambientes são muito descontraídos e divertidos. Todas as barracas são bem equipadas com banheiros. 


Desmistificando o evento:


Relacionei abaixo algumas perguntas que busquei na internet antes de ir para o Oktoberfest  e que obtive respostas na prática.

1 – Preciso fazer reserva para entrar nas barracas? 
R: Não. A entrada é livre. Não é garantido que você poderá sentar e ser servido de cerveja.

2 – Preciso estar sentado para beber?
R: Sim. Os garçons/garçonetes só servem clientes sentados.



3 – Preciso ter uma reserva para me sentar? 
R: Antes de ir para o festival enviei e-mail para algumas barracas. Como na época não havia mais vagas para reserva (dois meses de antecedência), eles informaram que se eu chegasse antes das 15h seria possível sentar em qualquer lugar livre. Após este horário, só com reserva. Na prática, chegamos lá em uma segunda-feira, pouco depois das 15h. Conseguimos nos sentar e beber na primeira barraca que entramos (Paulaner). Depois circulamos por outras barracas e encontramos dificuldade para encontrar assentos disponíveis. Na última barraca que visitamos, uma barraca menor, encontramos assentos livres. Ali sentamos para beber e comer algo. O show musical estava muito animado e divertido. Saímos do evento aproximadamente às 20h. Por isso, tente chegar cedo. Considere também ir durante a semana. Pois se, na segunda-feira estava bem cheio, imagine em um fim de semana...



4 – Qual o preço da cerveja?
R: A cerveja costuma ter um preço fixo em todas as barracas. Este ano o litro custava aproximadamente 10,30 euros.  

5 – Que tipo de comida servem?
R: As barracas estão divididas pelas suas especialidades. Algumas servem comidas típicas da Bavaria, outras têm um cardápio diversificado com frangos, frituras, cafés, sobremesas e até vegetarianos. 



6 – Preciso usar o traje típico?
R: Não. Apesar de muitos visitantes usarem as roupas típicas da Bavária, muitos visitantes andam pelo evento em trajes comuns sem nenhum tipo de problema. 

7 – Para curtir o evento tem que gostar de beber?
R: Não. O Oktoberfest tem muitas atrações além de bebidas. Até os interiores das barracas de cerveja são um bom lugar para visitar, pela sua alegria e música, mesmo para aqueles que não são amantes de um bom copo de cerveja. 



8 – O que comprar?
R: Além de comer, beber e se divertir nos brinquedos do parque, o visitante encontrará souvenires diversificados como copos, tulipas de cerveja, camisas, biscoitos (os cookies símbolo do Oktoberfest), imãs de geladeira, bichinhos de pelúcia, etc. Tudo com a logomarca do Oktoberfest.

Como chegar: a Munique Hauptbahnhof (estação de trem central), onde se chega fácil de metrô, fica a menos de 1 km de Thereisienwiese, onde acontece o Oktoberfest. No entorno há outras estações de metrô. É fácil chegar ao Oktoberfest acompanhando as informações em placas e indicadas nas calçadas. Ou seguindo os visitantes em traje típico...

Leia mais sobre a Alemanha clicando aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo