Catedral da Sé - São Paulo




O Viajando com Puny tem sempre uma lista de últimos destinos visitados para atualizar. No meio deles, sempre entra uma pauta de São Paulo... Às vezes está no fim da pilha, mas acabamos puxando este destino para cima. Pois é sempre bom falar desta capital. 

Se você mora no Brasil e ainda não foi a São Paulo, deve repensar seus conceitos. São Paulo é uma metrópole mega antenada com as últimas tendências do mundo. Seu povo cosmopolita inventa moda, lança novidades, faz artes e mantém a modernidade da cidade.
Mas não só de novidades vive São Paulo. Sua história e arquitetura também são icônicas e estão por toda parte, tanto nos monumentos como nos museus. 

Hoje vamos falar um pouco sobre a Catedral Metropolitana de São Paulo, também conhecida como Catedral da Sé, que fica na região central da cidade. 


A construção do seu prédio teve início em 1913. Mas devido à vinda do seu mobiliário, esculturas e mosaicos de navio da Itália, a Segunda Guerra Mundial acarretou um atraso na inauguração da Catedral, que aconteceu em 1954 e com as torres inacabadas. A obra só foi concluída em 1967. Seu estilo é bem eclético, com uma cúpula renascentista. Mas o que predomina nesta magnífica edificação é a arquitetura neogótica. A Catedral é considerada o quarto maior templo neogótico do mundo. Toda esta grandeza impacta o visitante! 

Seu interior não é menos bonito. Abriga cerca de 8.000 pessoas. E um órgão de 12.000 tubos sonoros enche a nave de melodia. É o maior órgão de tubos do Brasil e, curiosamente, foi construído em Milão e doado pela companhia de cervejas Antártica (atual AMBEV).

Na cripta da Catedral estão sepultados bispos, arcebispos e vários personagens ilustres da história do Brasil.

A Catedral fica localizada ao lado da Praça da Sé, uma ampla e bonita praça. Lamentavelmente em nossa visita, que ocorreu em outubro, a mesma estava malcuidada. Esperamos visitar a Catedral em outra ocasião e encontrar o entorno recuperado e seguro.  

Visitando a Catedral não deixe de ir também ao Pátio do Colégio, que fica bem próximo. A uma caminhada de aproximadamente 450 metros, uns cinco minutos a pé!

Para ler sobre tudo que já falamos sobre São Paulo, entre aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo