Real Fado - Jardim do Príncipe Real, em Lisboa


Foi em uma viagem de “comboio” de Lisboa a Sintra, que vimos afixado no vagão o cartaz propagandeando o Real Fado. O anúncio prometia fado autêntico, em locais surpreendentes. Isso nos chamou atenção, já que não queríamos ir a mais um show de fado para turistas.


No mesmo dia, na volta do passeio, passamos no hotel para uma ducha e verificamos no Google Maps que o espetáculo aconteceria bem perto do Ibis Lisboa Liberdade, onde estávamos hospedados. Nove minutos de caminhada!

Horário apertado, seguimos direto para o local indicado: o Jardim do Príncipe Real. Mais precisamente no chafariz??!! Chegando lá, cabeça cheia de dúvidas, encontramos uma moça arrumada a quem indagamos:

- Senhora! Aqui vai ter um espetáculo?
- Sim! Aqui mesmo. Gostaria de comprar um ingresso? Custa 20 euros por adulto. O show acontecerá na cisterna...
- Onde?!
- Na cisterna. Descendo as escadas aqui, ao lado do chafariz... – disse mostrando um portãozinho de ferro escondido entre os arbustos.

E foi por ali que descemos para assistir ao espetáculo mais inusitado da vida. O local da apresentação, a cisterna secular existente sob o chafariz da praça, proporcionou uma acústica maravilhosa. A cantora, com linda voz, deu um show emocionante, acompanhada de dois músicos que tocavam a guitarra portuguesa e a viola de fado. As outras sonoridades prometidas foram representadas por um casal de dançarinos de tango, que se apresentou naquela noite.  Confira no vídeo abaixo um pouco do espetáculo.

A praça, Jardim do Príncipe Real, fica em uma região central, próxima a Avenida Liberdade. Eu colocaria as redondezas na minha lista de lugar “vale a pena conhecer em Lisboa”. Tivemos pouco tempo para curtir o lugar, mas deu para sentir, na saída do fado, que ali vão se divertir os moradores da cidade. Um lugar tranquilo e descolado, onde famílias e jovens passeavam já tarde da noite. Paramos para uma cerveja e uma tosta (sanduíche de pão de forma recheado e na chapa) no Esplanada Café, em plena praça. Descobrimos que em frente ao Jardim do Príncipe fica o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, cercado por outros prédios antigos e elegantes. Teremos muito que explorar por ali em nossa próxima visita a Lisboa.
Esplanada Café

Espetáculo:  O Fado e outras Sonoridades
Local: Reservatório da Patriarcal, Praça do Príncipe Real, Lisboa (centro do jardim)
Dia: às sextas
Hora: das 19h às 20h
Saiba mais aqui: http://bilheteira.fnac.pt/Evento-6466/REAL-FADO-O-FADO-OUTRAS-SONORIDADES

Leia mais sobre Portugal clicando aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo