Museu do Folclore Norueguês e Museu do Navio Viking

Conheça aqui um pouco do Museu do Folclore Norueguês e Museu do Navio Viking em Oslo, na Noruega.

Quando decidimos pelo Transatlântico de 16 noites com desembarque em Copenhagen, na Dinamarca, ficamos muito animados, pois na época tínhamos assistido a série Vikings e depois The Last Kingdon, no Net Flix. O que nos suscitou uma grande curiosidade em conhecer um pouco mais desta cultura tão diferente e cheia de fantasias.

A Igreja Gol Stave no Museu do Folclore Norueguês provém da região de Gol. Uma igreja Stave era um tipo de igreja cristã, construída em madeira, comum na Idade Média, no norte da Europa. 
Em Oslo chamou muita atenção a possibilidade de conhecer o Museu do Navio Viking e, em meio às pesquisas, descobrimos o Museu do Folclore Norueguês (que fica ao lado do Museu do Navio Viking), com a possibilidade de visitar os 160 prédios históricos de diferentes épocas da cultura norueguesa, o que nos cativou também. 
Cada prédio no museu a céu aberto do Museu do Folclore Norueguês tem uma identificação mostrando detalhes como tipo de construção e data. Na foto, detalhe do interior do chalé.
No Museu do Folclore Norueguês ficamos bastante impressionados com os prédios, a maior parte de Oslo e outros de outras cidades, transportados para aquele local. 
Na "Padaria Medieval" fila para comprar o pão. No detalhe, pode-se observar personagens em trajes típicos da época.  Museu a céu aberto - no Museu do Folclore Norueguês
Os prédios ali dispostos são da Idade Média e alguns mais atuais. Em alguns deles você tem a chance de interagir, como na padaria, que você pode ver como era feito o pão na Idade Média e ainda experimentá-lo.  Na cidade histórica havia taberna, loja de frutas, banco, etc. Visitamos também uma casa de fazenda dos anos 60 que mostrava exatamente como viviam as famílias naquela época. 
Casa de fazenda dos anos 60, mostra como viviam as famílias na época. No detalhe da foto, sala de estar acima e cozinha abaixo. No Museu a céu aberto - Museu do Folclore Norueguês.
O Museu do Navio Viking tem algumas embarcações Vikings em estado de conservação muito bom. Todos os barcos expostos foram barcos de trabalho que navegaram nos oceanos no passado, antes de serem utilizados em rituais funerários, quando pessoas muito ricas eram sepultadas com seus barcos e bens pessoais, de acordo com a crença de que isso ajudaria na sua viagem para a outra vida. Por isso, o museu dispõe, além dos barcos, de muitas ferramentas, utensílios e artigos pessoais utilizados pelas civilizações e encontrados nestes barcos sepulturas.
Museu do Navio Viking: no detalhe, alguns dos tesouros encontrados nos barcos urnas funerárias
O destaque no museu fica para o Barco Viking Oseberg que, curiosamente, foi utilizado para o sepultamento de duas mulheres a bordo. É um barco ricamente decorado e foi encontrado com uma grande quantidade de equipamentos de navegação, roupas e utensílios diversos. Foram 21 anos para restaurar o barco e os itens encontrados no mesmo. 
Museu do Navio Viking
Ambos os museus tem lojas de suvenires. No Museu do Folclore Norueguês tem uma boa cafeteria. É bom tirar um dia inteiro para visitar as duas atrações. 
Kafé Arkadia: bom Café no Museu do Folclore Norueguês

NORSK FOLKEMUSEUM (Folkmuset)


"Museu do Folclore Norueguês, localizado em Bygdoy, em Oslo, tem um Museu ao Ar Livre com 160 prédios históricos. A principal atração é a Igreja Gol Stave, de aproximadamente 1200 d.C. O museu foca no período de 1500 até os dias atuais e as exibições internas apresentam  artesanato, arte sacra, costumes e folclore da Noruega e cultura Sami. Dispõe de exibições temporárias, programas de audiência e atividades para crianças de todas as idades."
Museu do Folclore Norueguês: brinquedos antigos
Funcionamento:
  • 1 de Janeiro a 30 de abril: 11h - 16h
  • 1 de Maio a 30 de Setembro: 10h - 17h
  • 1 de Outubro a 31 de Dezembro: 11h - 16h
O museu fecha nos dias 24 e 25 de dezembro e 1 de Janeiro.

Preços:
  • Adultos: NOK 160
  • Crianças: NOK 160
  • Menores de 6 anos grátis
  • Preços especiais para famílias, grupos, aposentados e estudantes.
Endereço:
Museumsveien 10, Bygdøy, 0287 Oslo, Norway
PHONE (+47) 22 12 37 00
E-MAIL post@norskfolkemuseum.no

Ponto de ônibus: Folkmuseet

Maiores informações consulte o site do museu, de onde foram extraídas as informações aqui disponibilizadas: https://norskfolkemuseum.no/en

Museu do Navio Viking

Funcionamento: 
  • 1 de Outubro a 30 de Abril: 10h - 16h
  • 1 de Maio a 30 de Setembro: 9h - 18h

Preços:
  • Adultos NOK 100
  • Estudantes e Seniors: NOK 80
  • Crianças abaixo de 18: Grátis
  • Refugiados: Grátis
Museu do Navio Viking
Maiores informações consulte o site do museu, de onde foram extraídas as informações aqui disponibilizadas: https://www.khm.uio.no/english/

Para ler outras matérias relacionadas a esta viagem clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo