São Luiz do Paraitinga, Patrimônio Histórico Nacional do Estado de São Paulo

Igreja São Luiz do Tolosa: reconstruída após inundação de 2010
Viagem em Fevereiro/2021

No retorno de Ubatuba, pela Rodovia Oswaldo Cruz, decidimos entrar para conhecer São Luiz do Paraitinga, localizada no Parque Estadual da Serra do MarEstado de São Paulo. A região é repleta de cachoeiras, mas preferimos conhecer a cidade! 

Não é a toa que o centro histórico de São Luiz do Paraitinga foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tornando a cidade um Patrimônio Histórico Nacional. Trata-se de um tesouro guardando muitas riquezas arquitetônicas, grande parte datada do século XIX.

Mesmo antes de chegar ao centro da cidade, percebemos em sua rua principal a vocação para o cuidado e o charme de suas casinhas, cada uma pintada com capricho e em diversas tonalidades coloridas.

Cidade colorida

A cidade foi fundada em 1769 por Bandeirantes de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá. Está classificada como Estância Turística do Estado de São Paulo. O nome Paraitinga é uma referência ao rio que corta a cidade. Paraitinga em Tupi Guarani significa rio de águas claras. 

É daqui o ilustre médico epidemiologista e sanitarista Dr. Oswaldo Cruz. A casa onde nasceu foi transformada no Museu São Luiz do Paraitinga - Casa Dr. Oswaldo Cruz. 

A cidade oferece duas bonitas festas, que são tradições caipiras locais: a Folia do Divino e o Carnaval de Marchinhas.

Elegantes prédios coloniais do ciclo do café

No início de 2010 o rio Paraitinga inundou a cidade, derrubando oito de seus prédios históricos, incluindo a Igreja Matriz São Luiz do Tolosa. Felizmente a igreja foi  reconstruída e sua reabertura ocorreu em 2014. Fica localizada na Praça Oswaldo Cruz, no coração da cidade. Ao centro da praça o bonito coreto e os elegantes prédios coloniais do ciclo do café, tornam a paisagem urbana bucólica!

Outro bonito espaço é a Igreja N. Sra. do Rosário com o Largo do Teatro, composto por  casinhas coloridas, localizado bem ao lado.

A Capela N. Sra. das Mercês, do início do século XIX (1814), também compõe o conjunto histórico da cidade. 

Tudo isso aliado ao ritmo tranquilo do interior tornam a visita à São Luiz do Paraitinga um passeio mágico!

Igreja N. S. do Rosário e Largo do Teatro
Gastronomia: prato típico da cidade é o afogado, um ensopado com carne de porco. Para trazer na mala? Cachaça e laticínios!

A pandemia nos impediu de conhecer o Mercado Municipal. Mas ficou assim um motivo para voltar.

E você? Já esteve em São Luiz? Ficou interessado em visitar? Deixe seu comentário e impressões sobre esta cidade tão formosa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo