domingo, 22 de agosto de 2021

Bate-volta de Tiradentes à Bichinho

  Agosto/2021

Fizemos um bate e volta desde Tiradentes até a cidade de Vitoriano Veloso (Bichinho). Fomos de carro, por uma estrada de chão, percorrendo aproximadamente 8 quilômetros até lá.

História
A cidade homenageia o inconfidente Vitoriano Veloso, negro, escravo alforriado, dono de um feito extraordinário que foi percorrer 240 quilômetros em seu cavalo, em menos de 60 horas, para entregar uma importante mensagem que evitou a delação de seus companheiros.

Apelidado carinhosamente de Bichinho, Vitoriano era vizinho e compadre de D. Hipólita, única mulher a participar da Inconfidência Mineira.
Estátua de Vitoriano Veloso e seu cavalo no centro de Bichinho
Sua estátua fica no centro da cidade, ao lado do seu cavalo e com seus artefatos de alfaiataria. Em frente, uma pequena fonte e a tradicional placa no estilo "Eu amo Bichinho".

Igreja N. Sra. da Penha
Visitamos a Igreja N. Sra. da Penha, com início da construção datada de 1732 e concluída em 1771. As torres sineiras foram colocadas no Séc. XX.

Infelizmente a igreja estava fechada e não conseguimos ir ao seu interior apreciar a decoração barroca/rococó. Mas visitamos o seu entorno e cemitério.
Igreja N. Sra. da Penha
A igreja é Patrimônio Histórico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional).

Artesanato

O forte de Bichinho é o artesanato, introduzido na cidade principalmente a partir da chegada de Antônio Carlos Beck, o Toti, e a instalação de sua Oficina de Agosto, há aproximadamente 30 anos.
Visitamos o Ateliê do Artesanato Bicho da Terra, checando um pouco do processo de manufatura das peças.
Oficina de Agosto, do Toti
Mas Bichinho tem um sem fim de ateliês que permitem aos turistas observar seu funcionamento. A cidade está entre os maiores exportadores de artesanato regional para todo o Brasil.

Conferimos muitas lojas locais e nos encantamos com o casario colorido e o jeito pacato da cidade.
Casa Torta

Um dos cartões postais de Bichinho é a Casa Torta (capa desta matéria), um local de interior lúdico, ideal para crianças.

Foi inaugurada em 2016 por um casal de artistas vindos do Rio de Janeiro.

O preço da entrada inteira é R$40,00.

Museu do Automóvel

Está localizado na estrada que dá acesso a Bichinho.

O preço da entrada inteira está a R$30,00.
Bichinho: charme e arte por toda parte!
Serra de São José

Bichinho tem muitas atividades de Ecoturismo, a maioria tendo como base a Serra de São José (trilha, quadriciclo, entre outros).

Gastronomia

A cidade é famosa por sua produção de doces caseiros e a Cachaça Artesanal Mazuma Mineira, sendo possível visitar seu alambique e conhecer o processo de produção da aguardente.
Agradecemos ao Ateliê Artesanato Bicho da Terra por abrir suas portas para nossa filmagem.

Leia aqui sobre outras cidades mineiras.

E aqui encontre muitas cidades do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!