quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Praia do Forte, BA - Roteiro 28 dias Nordeste do Brasil

Dias 2, 3, 4 e 5 - Viagem de Salvador à Praia do Forte e dicas do que fazer, praias, gastronomia e hospedagem na cidade.

Trajeto: saímos de Salvador pela manhã e pegamos a BA-099, uma estrada duplicada e pedagiada em excelentes condições nos seus 80 quilômetros que ligam Salvador à Praia do Forte.

Hospedagem: nos hospedamos por três noites na Pousada dos Artistas, uma pousada simples, com gostoso café da manhã incluído e uma excelente localização, bem no centro da Praia do Forte

A Vila com a Igreja de São Francisco de Assis

A VILA

Começando pelo local onde ficamos hospedados, vou tecer sinceros elogios a essa vila cheia de diversão, rica em gastronomia e onde fica a Igreja de São Francisco de Assis. É o coração de Praia do Forte!

Charmosa e descolada é ponto de encontro certo para locais e turistas, que passeiam entre suas lojas de grife, as barracas com artigos regionais, os restaurantes, café, bares, tudo com o típico bom gosto do lugar.

A vila é fechada ao trânsito de carros, sendo permitido apenas o passeio a pé e a locomoção em bicicletas e as famosas bicitaxi

A vida aqui acontece de dia e de noite, quando a alegria se instala com a música, gente bonita e agitos dos bares. 

Nos três dias na cidade aproveitamos suas praias, gastronomia e muitas outras atrações como relacionamos abaixo:

Praia do Portinho, em frente a Vila

PRAIA DO PORTINHO

Fica bem no centro da cidade, onde está a Igreja de São Francisco de Assis, e serve de atracadouro para muitos barcos pesqueiros. 

A praia é linda, com águas calmas, muito boa para crianças. Seu entorno repleto de coqueiros torna a paisagem paradisíaca. Andando um pouco adiante, na maré baixa, encontramos muitas piscinas naturais.

Estava bem cheia quando fomos.  Com turistas e moradores locais, devido a sua localização de fácil acesso. 

Praia do Lord com detalhes da sua trilha de acesso
PRAIA DO LORD

Distante aproximadamente 2km do centro da cidade, é possível chegar lá a pé ou de carro (sabendo que desde o estacionamento até a praia há uma trilha de poucos metros a percorrer).

É uma praia de piscinas naturais, mas formos na maré alta e mesmo assim curtimos muito o banho de mar. O lugar é mais selvagem, com o mesmo panorama de coqueiros, restinga e praia com águas claras. 

O local conta com cadeiras e guarda-sol para aluguel e bebidas a venda. 

A cereja do bolo é a magia da trilha (muito bem cuidada) que conduz até à beira-mar. A mata nativa por todo o lado é encantadora. 

Praia das Piscinas Naturais e Papa Gente, beleza selvagem
PRAIA DAS PISCINAS NATURAIS

Para chegar lá você deverá tomar a mesma trilha que leva até a Praia do Lord. Caminhando um meio quilômetro para a esquerda você chegará à Praia das Piscinas Naturais, que não conta com infraestrutura. Por isso, leve sua água, canga e muito protetor solar para curtir a praia. 

É muito bonita e, como o nome diz, conta com belas piscinas naturais. 

PRAIA DO PAPA GENTE

Passando pela Praia das Piscinas Naturais, uns quinhentos metros adiante você chegará à Praia do Papa Gente. Suas piscinas naturais não tão rasas propiciam ao mergulho para ver cardumes de peixes. 

Chegamos perto da Papa Gente, mas uma mudança brusca de temperatura nos fez tomar o caminho de volta. 

Conta a lenda que o mar, um pouco mais bravio, já levou alguns banhistas em suas águas. 

PASSEIOS ECOLÓGICOS

Parque Municipal de Klaus Peter: boa surpresa
PARQUE MUNICIPAL KLAUS PETER

Não estava em nossa programação, mas encontramos a porta aberta e fomos percorrer uma das trilhas deste parque. Fácil de percorrer a pé ou de bicicleta é todo muito bem sinalizado com placas informativas sobre a fauna e flora encontrada na restinga.

São mais de 180 espécies de aves, abriga espécies da fauna ameaçadas de extinção e orquídeas que só são encontradas na região.  

É a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral do Litoral Norte da Bahia

Informações: abre diariamente das 06h às 18h, sua entrada é gratuita e o entorno todo muito bonito!

Espaço Baleia Jubarte
INSTITUTO  BALEIA JUBARTE

Visitamos o Espaço Baleia Jubarte, um centro interpretativo dedicado especialmente às grandes baleias jubartes e ao seu ambiente. 

Em seu interior ficam várias réplicas das baleias da espécie e há um esqueleto completo de uma baleia exposto no jardim. 

Em uma sala de projeção vídeos sobre as baleias são passados de forma contínua. 

O Projeto Baleia Jubarte incentiva o turismo de observação de baleias responsável, que é possível no meses de julho a outubro.

Informações: a entrada é paga (R$15,00) e o espaço funciona de Quarta a Domingo, das 09h00 às 17h00.

Projeto Tamar: o primeiro do Brasil
PROJETO TAMAR

É o primeiro Projeto Tamar do Brasil, tendo desenvolvido o trabalho de pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção.

Não entramos nesta unidade, pois o horário determinado pela pandemia não coincidia com nossa estadia. Já visitamos outros Projetos Tamar no Brasil e recomendamos. Principalmente para quem viaja  com crianças. 

Horário de Funcionamento: de Quarta a Domingo de 11h às 17h

VISITA HISTÓRICA

IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSSIS

Fica localizada no centrinho conhecido como Vila, bem em frente a Praia do Porto. É uma igreja simples e bucólica, que merece sua visita.

Catelo Garcia D'Ávila: visita histórica imperdível
CASTELO GARCIA D'ÁVILA

Fomos surpreendidos com uma esplêndida infra estrutura de visitação à majestosa ruína da Casa da Torre de Garcia D'Ávila, um importante monumento do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro. Está localizado a aproximadamente 6 km do centro de Praia do Forte

Começou a ser construído em 1551, por Garcia D'Ávila, almoxarife da coroa real de Portugal. A edificação foi muito importante na defesa da costa brasileira e do desbravamento do interior do Brasil. 

A parte mais antiga, a Capela de Todos os Santos, deu origem à sede, concluída em 1624. Em meados do século XIX encontrava-se em ruínas e foi tombada pelo IPHAN em 1938.

Infraestrutura: o espaço é muito interativo e conta com sala de vídeo, museu, toaletes, cafeteria e estacionamento.

Entrada: 30 reais inteira e 15 reais meia 

Variedade de restaurantes na Vila
GASTRONOMIA

Anotamos tantos bons restaurantes mas, claro, foi impossível visitar todos em apenas três dias. Mas colo abaixo para poupar um pouco a pesquisa de quem tem a Praia do Forte como próximo destino.

Restaurantes: 

Os relacionados a seguir experimentamos: Its Gastroomia (comida caseira, simples e bom preço. Vegetarianos e veganos). Belas Nordestinas (comidas regionais típicas do nordeste e muito saboroso). Preço justo e muito acessíveis ao desejo do cliente. Escolhi um prato que leva carne e eles tornaram o prato vegetariano, conforme meu pedido). Terra Brasil, com frutos do mar, comida vegana e preços um pouco salgados.

Sabor da Vila (parece uma boa opção), Casa de Farinha(Tapiocas etc.), Restaurante Mediterraneus, Porto Forte,  Xicas Bistro, Papa Gente (frutos do mar e uns legumes bonitos), Bar do Souza, Il Cantucio, 7 Pizzas, Risoteria e Café do Forte. 

Pratos típicos: SAPECA (peixe na brasa na folha de bananeira), moqueca de camarão, bolinho de peixe e GUARICEMA (peixe na brasa).

Praia do Forte nos surpreendeu muito pela sua infraestrutura, cuidados urbanos e com o meio ambiente. Recomendamos muito!

No último dia fizemos check-out do hotel já com saudades de Praia do Forte. Nosso próximo destino foi Aracaju. Contaremos tudo sobre a viagem de carro até lá na próxima postagem. Fique atento. 

Destinos da viagem: viagem ao nordeste incluindo Salvador, Praia do Forte, Aracaju, Maceió, Marechal Deodoro, Maragogi, São José da Coroa Grande e São Miguel dos Milagres.

Inclui estados brasileiros da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Tempo: 28 dias de carro na estrada

Período: meses de setembro/outubro - 2021

Acompanhe também no Canal do You Tube do Viajando com Puny os vídeos nos destinos visitados.

Leia aqui tudo relacionado ao roteiro de 28 dias pelo nordeste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!