Museu Cândido Portinari em Brodowski, SP

Visita em novembro/2021

Ao sair de Ribeirão Preto com destino à Uberlândia, dirigindo pela BR-050, passamos pela saída de acesso à cidade de Brodowski. Como tínhamos lido sobre o Museu Casa Cândido Portinari, onde viveu o ilustre pintor brasileiro, não resistimos e pegamos um atalho na estrada, seguindo pela SP-265, totalizando 28 quilômetros entre uma cidade e outra.
Valeu a pena demais! Foi uma oportunidade única de conhecer a cidade e poder visitar o Museu Casa onde viveu Portinari e aprender detalhes que desconhecíamos, da vida deste renomado artista plástico.
Algumas pinturas de Portinari feitas pelo artista na parede da casa
"O complexo é constituído de uma casa principal e anexos que são resultados de sucessivas ampliações, revelando a simplicidade típica do interior. Devido às obras em pintura mural nas paredes, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível e o primeiro passo ocorreu em 1968, quando foi tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No ano seguinte, o imóvel foi adquirido pelo Governo do Estado de São Paulo (...)" - Extraído do folder distribuído no Museu Casa.

A aquisição do imóvel pelo governo do estado é um ganho para a população, que pode usufruir do acesso gratuito a um patrimônio artístico de valor inestimável. O museu é interativo e bem montado, com atrações para um público de todas as idades.
Detalhes da Capela da Nona
Destacamos na visita o privilégio de ver pinturas fixas nas paredes da casa, que só podem ser vistas ali. O que mais nos impressionou foi a Capela da Nona, pintada para a avó do artista, quando ela já não tinha saúde para ir a igreja. Pudemos também contemplar uma pintura de Santo Antônio, na igreja de mesmo nome, localizada na praça defronte ao museu.

Horário de Visitação: de terça a Domingo, das 9 às 18h.

Entrada gratuita

Demos uma pequena volta por Brodowski e nos encantamos com a cidade. Para conhecer um pouco mais do museu e dos arredores, acesso o vídeo abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo