Lastarria revitalizado, Santiago do Chile



Estivemos em Lastarria pela primeira vez em 1990, visitando o amigo chileno Jaime. Na época era apenas um bairro antigo central. Mas a sua localização privilegiada, a proximidade da Universidad Católica do Chile, do Cerro de Santa Lucia e do Parque Florestal devem ter sido determinantes para que o bairro fosse revitalizado. 


Vínhamos escutando sobre as mudanças positivas em Lastarria, mas só na última visita à Santiago do Chile conseguimos espaço na agenda para dar uma escapada até lá e conferir a cara nova do bairro. Não nos arrependemos e lamentamos não ter dispensado mais tempo para curtir a região. 

Lastarria está alternativo, como todo bairro próximo às universidades. E boêmio, como todo bairro antigo. Essa harmonia dá um charme extra ao lugar. É daqueles bairros onde você quer relaxar, observar os locais e provar a gastronomia. 

Caminhamos até o Parque Florestal, que é um parque bem verde e extenso. Lugar indicado para quem quer dar uma corrida, pedalar, respirar ar puro ou simplesmente relaxar. Ao lado do parque, fomos a uma renomada sorveteria: a Heladeria Emporio La Rosa, classificada como uma das melhores do mundo. É antiga, simples e tem um sorvete delicioso. 

Dali seguimos para a Calle Jose Victorino Lastarria, onde estão localizados alguns bons restaurantes, cafés, bares, além de uma simpática igreja, um cinema antigo e outros prédios de bonita arquitetura. A rua abriga também uma feira de artes. 

O amigo Jaime já não vive no bairro. Mas, coincidentemente, foi na região que encontramos com ele para um café e bate-papo. A indicação gastronômica dele foi para o recém aberto restaurante Liguria. Mas já tínhamos combinado com a família de experimentar um indiano da região. Por isso, ficou um motivo a mais para retornar ao Chile. E, com mais tempo, retornar ao bairro de Lastarria. 

Se você já esteve em Lastarria ou está de viagem marcada para lá, compartilhe aqui suas impressões para que outros leitores possam tirar proveito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo