terça-feira, 12 de maio de 2020

Reserva Pataxó da Jaqueira, em Porto Seguro

Visita em março de 2019

Um programa imperdível em Porto Seguro é a visita a Aldeia Indígena Reserva Pataxó da Jaqueira. A aldeia fica localizada a aproximados dois quilômetros de distância da costa.

Você é recebido no portal por um índio que busca os membros que estiverem ali, para fazer a visita guiada. 
Palestra de conscientização e Brigada de Incêndio na aldeia
É um tour muito original, que inclui uma palestra de conscientização com explicações acerca da etnia Pataxó, visita às ocas, a casa do curandeiro, uma trilha pela floresta com apresentação de armadilhas utilizadas no passado pelos índios da região e algum conhecimento da fauna e flora local.

Há até uma Brigada de Incêndio e um pequeno horto, para garantir a manutenção da floresta local. E uma escola de ensino básico, para que as crianças pequenas não precisem sair da aldeia. 
Noções de arco e flecha para o visitante
Além disso, o visitante poderá aprender técnicas de arco e flecha, pintura corporal indígena, sobre a medicina natural dos índios, com direito a benção do pajé, entre muito mais.

Ao final da visita há uma tenda com venda de artesanatos produzidos pelos Pataxós e eles ofereceram para nós um peixe, um vermelho, preparado na folha da patioba, com farinha de mandioca. 

A experiência custou, em março de 2019, R$45,00. 

O programa todo é muito bonito e emocionante. Recomendamos fortemente!
Cenas da Aldeia
Assista no Stories do Instagram, clicando aqui, maiores detalhes e informações sobre esta fantástica visita à Reserva Pataxó da Jaqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!