Visita ao Santuário Nacional de N. Sra. Aparecida, SP

  Março/2021

Em março deste ano visitamos o Santuário Nacional Basílica de N. Sra. Aparecida, que fica localizado em Aparecida do Norte, Estado de São Paulo

História

A história conta que três pescadores encontraram a imagem da santa nas margens do rio Paraíba do Sul, no século XVIII. Desde então muitos milagres foram atribuídos a santa. Atualmente, a imagem sagrada está guardada no altar do Santuário Nacional em Aparecida.

A basílica foi construída a partir de 1947, com uma arquitetura monumental. É o  maior templo católico do Brasil e o segundo maior templo do mundo. É a maior catedral do mundo, já que a basílica do Vaticano, na Itália, não é uma catedral. 

Recebeu a visita de três papas: João Paulo II, Bento XVI e o Papa Francisco e é um destino de romaria de devotos de todo o mundo. 

Basílica: arquitetura monumental

A visita

Não pernoitamos na cidade, fazendo apenas um bate-volta de carro. O Santuário conta com estacionamento pago, por R$25,00 a diária para carro de passeio. 

Logo na entrada do complexo há um mapa de localização (também em braile) possibilitando ao visitante encontrar as diversas atrações. 

Com o objetivo de visitar a Cúpula Central, que é uma verdadeira obra de arte, fomos direto ao subterrâneo, onde fica o Centro de Apoio ao Visitante. Nesta parte fica a Loja Oficial do Santuário Nacional, a TV Aparecida (com notícias do Santuário), a Livraria Santuário, sanitários e a lanchonete, com espaço amplo para alimentação e preços bem honestos. 

Nesta área é possível fazer reservas para passeios turísticos para fora do Santuário.

Cúpula sobre o altar central

A Cúpula Central

Compramos ingresso para a Cúpula Central ao preço de R$10,00 por pessoa. A subida para a cúpula conta com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção (elevador e cadeira móvel).

Antes de acessar a cúpula há uma mostra sobre o planejamento e a construção da basílica.

A cúpula foi inaugurada em 2017 em comemoração aos 300 anos da descoberta da imagem da santa. Está localizada sobre o altar central da basílica, com aproximadamente 53 metros de altura. Seu teto é ricamente pintado com imagens da fauna brasileira, com pássaros como araras e outras aves. A pomba branca representa o Espírito Santo. O projeto é de Cláudio Pastro, considerado o maior nome da arte sacra brasileira e  falecido em 2016, antes da inauguração da sua obra. 

Na saída da cúpula há uma exposição pelos 300 anos da basílica, com vestimentas da imagem, águas e terras representando os estados brasileiros, entre outras peças de grande simbolismo. 

No santuário é possível ainda visitar a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Museu Nossa Senhora Aparecida, assistir a uma missa em diversos horários que acontecem ao longo do dia, entre várias outras atividades.

Observamos muitas melhorias em todo o complexo e publicamos em vídeo aqui para você acompanhar. 

A visita valeu muito a pena! Uma linda oportunidade de receber a benção de N.Sra. Aparecida!

Entre aqui para conhecer outras atrações no Estado de São Paulo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo