Rota do Enxaimel, Pomerode, SC

Visita em fevereiro/2021

Na segunda metade do século XIX um grupo de imigrantes alemães foi fixado às margens do Rio do Testo, que corta a cidade de Pomerode. Na região a comunidade relativamente fechada teve sua cultura e idioma preservados por muito tempo. Até a década de 1950, raras eram as pessoas que falavam português.

A partir da década de 1980, isso se transformou em atração turística.

As danças típicas, a gastronomia, as festas, a arquitetura e os produtos produzidos localmente, tudo como na cultura alemã, criaram um ambiente ideal para o turismo se propagar.

Portal principal de acesso à cidade

Hoje Pomerode é palco de diversos eventos que compõem um calendário de festas e encontros durante o ano inteiro como a Festa Pomerana, festa alemã realizada desde 1984, a Osterfest, a festa da Páscoa, e o Festival Gastronômico.

Pomerode destaca-se por ter a Maior Árvore de Páscoa do Mundo e o Maior Ovo de Páscoa do mundo, reconhecidos pelo Guinness Book

Estivemos na cidade e comprovamos que Pomerode merece ser visitada! Assistindo o vídeo abaixo, você terá chance de conhecer um pouco das atrações da cidade, incluindo Árvore de Páscoa gigante, que tivemos oportunidade de ver.

Nos hospedamos na Pousada Casa Branca e visitamos o Museu Pomerano, o Centro Histórico de Pomerode, a Cervejaria Shornstein, o Passeio Pomerano e muito mais! A gastronomia local, com comida típica alemã, e os biscoitos decorados, completaram o prazer da visita.

Rota do Enxaimel

Na cidade mais alemã do Brasil, não deixamos de percorrer a Rota do Enxaimel, que é um percurso de aproximadamente 16km, em uma paisagem cheia de beleza, história e cultura, com diversos atrativos de visitação cultural e de experiência, gastronomia e produtos locais.

Casa Siwert
Tem aproximadamente setenta casas feitas em uma técnica construtiva trazida pelos imigrantes alemães, que consiste em peças de madeira unidas por encaixes, sem nenhum prego ou parafuso. É a técnica enxaimel.

Lá pudemos descobrir como viviam os primeiros imigrantes, em uma visita guiada feita na Casa Siwert.

Visitamos também a Lunabela Suculentas que nos encantou com uma profusão de suculentas, com mais de 500 espécies, de todas as cores, tamanhos e qualidades, graças à dedicação de Lurdes Hornburg!

Lunabela Suculentas
Fechamos com chave de ouro na Nugali Chocolates, com um tour incrível que nos ensinou todo o processo do chocolate, desde o cultivo do cacau até o processo de fabricação, culminando no produto final servido em torneiras, que permitiram a degustação de todo o tipo de chocolate produzido pela empresa. 

Há muitas outras atrações no percurso, como a Multi Doces, o Currywurst Restaurante, a visita guiada da Casa Radünz, entre outros! São motivos de sobra para você fazer este fantástico tour, a Rota do Enxaimel!

Assistindo o vídeo abaixo você poderá conhecer um pouco do percurso!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo