Visitando bibliotecas e livrarias em viagens


Você já pensou que visitar bibliotecas públicas e livrarias pode render um bom turismo cultural?

Visitando São Paulo, é rara a vez que não tiramos algum tempo para explorar as novidades no ambiente mágico da Livraria Cultura – Conjunto Nacional. A livraria data de 1947 e abriu sua primeira loja no Conjunto Nacional em 1969. Mas o espaço foi renovado em 2007 e hoje conta com cafeteria, espaço infantil, espaços para leitura e um ambiente muito muito agradável e descolado. A livraria fica dentro de um espaço que compreende ainda a Livraria Geek, da Cultura também, e um teatro.

Na Cultura acontecem muitos eventos interessantes. Clique aqui para saber mais detalhes.

Quando trabalhava no Rio, gostava muito de ir a Biblioteca Nacional em meu horário de almoço. Quem mora na cidade ou está visitando, deve aproveitar esta oportunidade única. A biblioteca é um esplendor de beleza e arquitetura. Fica no centro da cidade e atualmente oferece uma visita guiada de 40 minutos. Para saber mais, visite o Mapa de Cultura do Governo do RJ.

Uma biblioteca superfamosa, que em geral faz parte do roteiro dos turistas em visita a cidade de Nova York, é a New York Public Library. Fica localizada na 5ª Avenida, 476. Para quem tem esta visita em mente, não deixe de separar um tempinho para curtir o Bryant Park, que fica na quadra anexa, nos fundos da biblioteca. O parque tem um astral muito bom! E na sua lateral tem um banheiro público que destaco aqui no Viajando com Puny. Pela lateral também tem uma entrada que dá acesso à biblioteca.

Outra biblioteca linda na cidade do Rio de Janeiro, uma relíquia que merece ser visitada, é o Real Gabinete Português de Leitura, que guarda o maior acervo de obras de autores portugueses, fora de Portugal.  Saiba maiores detalhes também aqui no Mapa da Cultura .
Salão da Biblioteca

Falando de Portugal, você já deve ter ouvido falar da livraria Lello & Irmão, no Porto,  fundada em 1906, que inspirou a autora J.K.Rowling a criar detalhes de Hogwarts e outros cenários do filme Harry Potter. Esta livraria já foi considerada várias vezes uma das livrarias mais bonitas do mundo e está na lista de desejos da equipe do Viajando com Puny.

Durante as viagens, o interesse pelas bibliotecas públicas vem crescendo. Em viagem para o norte da América checamos outras bibliotecas grandiosas, como a Biblioteca Pública Central de Boston.  Seu interior é lindo, ricamente decorado, com destaque para seus tetos em formato de arcos, com as abóbodas pintadas ou trabalhadas em gesso. Outra característica de todos os ambientes, inclusive no exterior do prédio, são as inscrições com frases que reportam ao conhecimento, poesia e literatura. Tudo é cuidadosamente preservado. Fica localizada na 700 Boylston Street, próxima a Commonwealth Ave, que fica em uma área bem turística de Boston.
Mas as cidades menores não ficam atrás. Continuando para o norte da América, encontramos bibliotecas muito bonitas e bem equipadas. St. John, no Canadá, tem uma de suas bibliotecas públicas situada dentro do shopping. Uma medida prática na cidade que interliga seus centros comerciais, administrativos e financeiros através de túneis e passarelas, fugindo assim do castigante frio e neve do inverno. A entrada da biblioteca é lúdica, com pitadas de alegria.
Ainda no Canadá, a Biblioteca Pública central de Halifax surpreende pelo seu prédio de arquitetura contemporânea. A construção moderna, com vidros por toda a fachada, permite que a luz natural leve vida aos seus amplos salões.

E você? Gosta de visitar bibliotecas e livrarias? Conte para a gente. Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores.

Comentários

  1. Oi Adriana! Adorei o post, com ótimas dicas de visita a bibliotecas. Eu sou fã de turismo cultural e bibliotecas sempre entran nos meus roteiros. Beijos 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia! Que bom que você gostou. Afinal, esta matéria contou com sua ajuda, cedendo a linda imagem da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro. Só tenho a agradecer. Sim, pude ver pelas matérias do Casa de Doda, que você curte mesmo o turismo cultural. Não tem coisa melhor, né?! Unir o prazer de viajar a delícia que é aprender... Muito obrigada por tudo! Bjs, Adriana

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo