Acadia National Park (Bar Harbour) - chegando de navio!


A ilha de Mountain Desert - onde fica Bar Harbour - registra habitantes há milhares de anos, como o povo indígena Wabanaki, seguido pelos ingleses e franceses. Mas só no fim dos anos 1800 que a ilha tornou-se conhecida: com a divulgação de suas imagens, através das bonitas telas pintadas por artistas atraídos pelo litoral de rochas abundantes, os altos penhascos de granito e sua majestosa montanha rodeada de águas azuis. Desde então, teve início o turismo na ilha e o consequente desejo de proteção a sua bela natureza. 


Em agosto do ano passado, verão nos Estados Unidos, retornamos a Bar Harbour. Chegamos no navio Anthem of the Seas, da Royal Caribbean. Em nossa primeira viagem exploramos o charmoso centrinho, conhecido como Village Green, experiência  que você pode conhecer clicando aqui

Mas na última viagem, além de rever todo o charme de Bar Harbour, aproveitamos para explorar um pouco do Acadia Park, preservado pelo governo federal com status de Parque Nacional desde 1919.


Sand Beach

Escolhemos um circuito básico para conhecer o parque e saímos de Village Green. Os ônibus saem da praça principal. Nossa linha, a Sand Beach, foi costeando as praias. É um passeio bonito. 

Optamos por descer do ônibus em Sand Beach, que é uma praia com extensa faixa de areia, boa para nadar. No verão a praia fica cheia de turistas e banhistas. O acesso a praia é feito por uma escada que desce pela floresta. 

Os ônibus da linha passavam a cada aproximados 20 minutos. Por isso, foi fácil seguir para Thunder Hole.


Thunder Hole

Thunder Hole é um ponto onde você vai experimentar o barulho de uma trovoada, efeito da força das ondas entrando nas cavernas subterrâneas e expulsando a água e ar, fazendo assim um estrondo à beira-mar. 

Além do efeito sonoro, você vai apreciar uma paisagem muito bonita dos arredores do Acadia. Nesta parada tem uma simpática loja de suvenires que vende artigos pertinentes ao Acadia National Park. Nada daqueles suvenires made in china

O entorno é rodeado pelas florestas de vegetação típica e o verão é quente por lá. No inverno, fotos mostram que neva no parque, o que transforma totalmente a beleza local. 


Como chegar

Após pesquisas sobre a visita, optamos por pegar um shuttle gratuito (Free Acadia Shuttle) oferecido pelo parque. Sendo alta temporada encontramos dez rotas de ônibus disponíveis ligando hoteis, pousadas e campings aos diversos (são muitos!) destinos do Parque Nacional de Acadia e às vizinhanças e centro de Bar Harbour. As paradas incluem trilhas para escaladas, praias, pontos de atração, lojinhas e restaurantes. Permitem aos visitantes acessar pontos como Somes Sound (único fiorde na costa leste), Brown Mountain, Otter Cliff, Eagle Lake, entre outros. Os veículos movidos a gás propano fazem parte de um programa não poluente do parque. 

Todos os ônibus são equipados com elevadores para cadeiras de rodas. No caso do passageiro não conseguir chegar até o ônibus, eles oferecem um serviço especial de busca do passageiro, através de um agendamento por telefone. Os ônibus Bicycle Express estão preparados para levar bicicletas daqueles que desejam pedalar. Mas fique atento, pois essas linhas tem operação com rotas e horários restritos. 


Outras opções

Duas companhias ofereciam visitas de ônibus com guias, incluindo parada no topo de Cadillac Montain. Reservas devem ser feitas por telefone. 

Quem quiser ir nadar pode pegar o ônibus que leva a Sand Beach (3 ou 4) para um banho de mar ou o que leva ao Echo Lake (7) - linhas que circulavam em 2018.

Preço do ingresso para circular pelo parque: 15 dólares (agosto/2018) - podem ser adquiridos em Village Green, no balcão de informações que fica em frente a praça ou aqui
O visitante recebe um mapa com orientações sobre linhas e rotas dos ônibus. 
Fonte: site exploreacadia.com - Island Explorer 2018 map
A estrutura de visitas ao parque funciona integralmente nos períodos de alta temporada. Na baixa não há cobrança de ingresso e nem todas as linhas de ônibus funcionam. 

Para saber informações mais detalhadas entre em: https://www.nps.gov/acad/index.htm

Leia mais sobre o Maine aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo