Visite Vernon a caminho da Casa de Monet

Uma viagem feita em maio de 2019

Desavisados, não programamos visitar Vernon, nem sabíamos que se tratava de uma cidade graciosa, até passar por lá em nossa visita a Giverny.

Por isso, ao retornar da Fundação Claude Monet, tendo obrigatoriamente que ir a Vernon de onde sairia o trem de volta para Paris, optamos por dar  umas voltas pela cidade e almoçar por lá. 
Vernon é uma pequena cidade francesa, da região da Normandia, próxima à Giverny, onde fica a Casa de Monet. O que poucos sabem é que a cidade tem grande potencial turístico, valendo a pena a sua visita combinada com Giverny.
Quem pega o trem por conta própria em Paris Saint Lazare, para visitar os Jardins e Casa de Monet, muitas vezes passa direto por Vernon, ponto de parada do trem onde é necessário desembarcar.

Em Gare de Vernon-Giverny chega o trem proveniente de Gare de Saint Lazare-Paris, com turistas ávidos por conhecer a Casa de Monet. 

Se você for um deles, saiba que vale a pena tirar um tempinho no retorno, para conhecer um pouco da simpática cidade de Vernon


Cidade Normanda graciosa
O objetivo desta matéria não é enumerar o que fazer na cidade, mas sim alertar ao viajante que a cidade normanda de Vernon tem um bom potencial turístico, merecendo atenção.

Notre Dame e Hotel De Ville

Fomos surpreendidos com a Catedral de Notre Dame, em estilo predominante gótico, que teve sua construção iniciada no Século XI, por volta de 1072, se estendendo com inclusão da nave, das treze capelas laterais, entre outros, até sua conclusão no Século XVII. Leva em sua construção o calcário de Vernon e cobertura de ardósia.
Notre Dame de Vernond: Catedral Gótica
É um dos edifícios mais antigos da região da Normandia. Aliás, Vernon encanta com suas  casas em estilo normando. A arquitetura é algo bem atraente na cidade. 
Interior e detalhes góticos
Além disso, em frente a Notre Dame encontra-se o Hotel De Ville, um edifício construído em 1895, durante o governo de Adolphe Barette, primeiro prefeito a utilizar o atual prédio da prefeitura. 

O projeto, que substituiu uma casa de dois andares localizada no mesmo local e que era a sede da prefeitura, foi resultado de um concurso público, que teve doze finalistas. Não visitamos o interior, mas sabe-se que é tão elegante quanto a sua parte externa, realizando bonitas cerimônias de casamento no civil. 
Hotel De Ville: bonito prédio da Prefeitura

Cidade boa para caminhar

Vernon é uma cidade pequena, fácil de caminhar pelo seu centrinho, e boa para conhecer seu comércio de padarias, bistrôs, lojas de frios, secos e molhados, muitos deles em prédios de arquitetura normanda.
Charme, beleza e gastronomia aliada a arquitetura normanda
Decidimos por almoçar na cidade. Como já passava das 14h, tivemos dificuldade em encontrar um restaurante aberto. Na França a maioria dos restaurantes funciona do meio dia às 14h e das 19h às 23h. Para brasileiros que não são muito pontuais para as refeições, mas tem hábito de almoçar, isso às vezes exige malabarismos nos programas gastronômicos. 

Almoço em Vernon

Felizmente encontramos um pequeno restaurante aberto - o Le Fricht épicerie. Bem pequeno mesmo. A sala de refeições ficava no sótão do edifício - em estilo normando, enquanto o proprietário cozinhava sozinho em uma pequena cozinha no andar de baixo. A comida, muito gostosa e bem apresentada, típica da região da Normandia.
Sorte ao encontrar Le Frichti Epicerié entre tantos restaurantes já fechados
Além de nós, mais quatro clientes almoçavam lá. Uma simpática moça atendia a todos. O cardápio, apresentado em um quadro negro. Ao pedir para ir ao banheiro, fui direcionada por uma porta que mais parecia uma passagem secreta e acabou em uma confecção de roupas bem iluminada, em um ambiente muito feminino. Tudo muito excêntrico, mas bem arrumado. Eu recomendaria este restaurante!
Comida normanda em ambiente excêntrico
Outra coisa que vale esclarecer: na França, cafés na maioria das vezes, servem pequenas refeições, saladas, taças de vinho, o que pode ser um grande quebra galho se você precisa de uma refeição mais nutritiva que um simples lanche. 

E então? Você está convencido que é uma boa ideia parar em Vernon, quando for visitar Giverny?

Clique aqui e saiba como fazer esta viagem por conta própria e o que esperar dos Jardins e Casa de Monet.

Leia mais sobre Paris e outras cidades francesas entrando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo