Toronto com hospedagem em North York Centre

Viagem realizada em fins de maio de 2019

Viajamos de trem desde Ottawa para chegar a estação de trem de Toronto, a Union Station. Fim de nossa viagem pelo Canadá. 
Programamos passar quatro noites em Toronto, para conhecer um pouco da cidade e também ir até Niágara Falls. 

Estávamos há mais de mês e meio viajando e acabamos desistindo de estender até Niágara. Tudo bem, em viagens é bom ter flexibilidade e quem sabe esta atração ficará para outra oportunidade. 

Mas valeu a pena passar quatro dias explorando Toronto. 


Novotel em North York Centre
Hospedagem em North York Centre

Depois de muitas pesquisas e dos preços salgados nos hotéis oferecidos na cidade, acabamos optanto por uma hospedagem em North York Centre, que fica a aproximadamente meia hora de metrô, do centro de Toronto. Uma boa tarifa em um bom hotel: o Novotel Toronto North York.

Além disso, o bairro é bem servido de restaurantes, mercados, comércio variado, em uma região jovem e animada. 
Saída pelos fundos do hotel vai direto ao centro comercial e estação de metrô
Uma dica: tínhamos lido no Trip Advisor muitos comentários acerca da distância do hotel até o metrô. Na verdade, saindo pela frente do hotel, há que andar um quarteirão. Mas tem uma saída alternativa nos fundos do hotel, que liga a recepção a um centro comercial, onde além de encontrar uma ótima praça de alimentação, descendo as escadas, você estará dentro do terminal de metrô North York Centre. 

A Cidade de Toronto

Com aproximadamente 2,7 milhões de habitantes, Toronto é a maior cidade do Canadá. e fica no estado de Ontário. 

Uma cidade cosmopolita, com alto padrão de negócios, finanças, artes, cultura, qualidade de vida e segurança, motivos pelos quais Toronto já foi considerada pelo The Economist a quarta melhor cidade para se viver no mundo. 
Interior de Union Station. Parte que liga a CN Tower.
O idioma falado na cidade é o inglês. A moeda é o dólar Canadense (CAD).

Para quem vai a turismo, a cidade oferece muitos atrativos. A maioria deles nos arredores de Union Station, a estação de trem central da cidade. 

Union Station e transporte público

Estação de trem principal da cidade, datada de 1927, de onde saem e chegam em Toronto a maioria dos trens em viagens interurbanas pelo país. Fica localizado em Downtown Toronto. 

Andamos tudo de metrô e a pé, nos dias que passamos em Toronto.
O metrô de Toronto é característico por uma linha principal em formato de U. Union Station fica na base deste U. É importante você ficar atento à direção da sua estação. Pois as duas extremidades do U irão tanto para norte como para sul, porém, para estações diferentes. 

Motivo pelo qual, um dia pegamos o trem para o norte, imaginando que chegaríamos a North York, só que não...😩

Union Station x Aeroporto Internacional de Toronto

O Aeroporto Internacional de Toronto (Pearson International) é ligado ao centro da cidade desde junho de 2015, por uma linha de trem rápida, a UP Express (The Union Pearson Express).
A viagem, em trem confortável, dura 25 minutos e os trens saem a cada 15 minutos, desde 5h30 da manhã até 1 hora da madrugada. 

Compramos o bilhete na hora do embarque, quando deixamos Toronto com destino ao aeroporto. 

O que fazer em Toronto

A cidade tem muitas boas atrações, que enumeramos abaixo:

Visitar Chinatown

Em Toronto é uma boa pedida andar por Chinatown apreciando os mercadinhos, com uma bonita variedade de produtos frescos, suvenires e produtos da medicina oriental.
Chinatown: paraíso dos amantes de comida asiática
Se você gosta de comida asiática, melhor ainda. Com uma grande comunidade de chineses, tailandeses, japoneses e vietnamitas na cidade, há no bairro uma profusão de restaurantes com uma boa oferta de comida oriental. 

Toronto Eaton Centre

É um shopping e complexo de escritórios localizado no centro da cidade, conectado ao Path da cidade. 

O Path, o mesmo que nos impressionou na cidade de Montreal, conecta este shopping, através de túneis, a diversos outros edifícios comerciais e estações de metrô. Se tiver chance, não perca esta visita. É uma alternativa para o rigoroso frio canadense. 

Yonge-Dundas Square

Esta praça fica em um importante cruzamento entre as ruas Yonge Street e Dundas Street. 
Arredores da Yonge-Dundas Square: a Times Square canadense
É a Times Square Canadense, onde a população se reúne para grandes eventos como jogos esportivos, Ano Novo e outras festividades. 

É uma praça nova, datada de1997, como parte da revitalização do cruzamento dessas importantes avenidas. 

St. Laurent Market

Claro que não poderia faltar uma visita ao mercado. O St. Laurent Market está localizado bem no centro da cidade.  
St. Laurent Market: vasta gama de comércio alimentício, com produtos frescos, frutos do mar, padarias,queijarias,etc.
O seu interior abriga uma vasta gama de comércio alimentício, com produtos frescos, frutos do mar, padarias, queijarias, produtos e guloseimas prontas do tipo feito em casa, como tortas doces e salgadas, sopas, defumados, sanduíches...

O mercado fica em dois andares. O piso superior vende exclusivamente comidas e o inferior, onde também há um espaço para você sentar e comer o que comprar por lá, há lojas de alimentos e outros produtos como suvenires, decór, etc. Aqui também ficam localizados os toaletes.

St. James Park

Fica localizado bem próximo ao St. Laurent Market e aqui fica também a St. James Cathedral, que é uma igreja anglicana, com um bonito prédio em estilo neo-gótico datado de 1850. 
St. James Park, com igreja de mesmo nome
Daqui dá para caminhar até a icônica CN Tower, símbolo da cidade de Toronto.

CN Tower e arredores

A CN Tower, uma torre de comunicação em concreto, com 553 metros de altura, fica também no centro da cidade e pode ser vista de diversos pontos de Toronto. 

É possível subir na torre, o que proporciona uma bonita vista da cidade, desde o alto. Não subimos. Preferimos explorar mais os arredores a pé. 
CN Tower: 553 metros de altura
O acesso a torre fica praticamente ao lado de Union Station e, ao seu redor, ficam ainda boas atrações como o Ripleys Aquarium e o Rogers Centre, estádio de Baseball do Toronto Blue Jays. 

A torre foi construída no antigo local da Railway Lands (antiga ferrovia). Por isso, a sua  frente você poderá ver o Museu do trem.
Boas atrações ao redor da CN Tower
E ainda, perto dali, está o estádio do famoso Toronto Raptors, time de basquete da cidade.

Distillery District

Tiramos outro dia para andar para os lados de Distillery District, que é uma área antiga da cidade, toda em paralelepípedo, com prédios em tijolos vermelhos, datados do Século 19. 

No passado, aqui funcionou uma grande destilaria de whiskey. 
Distillery District: fábrica de whiskey no passado
É uma região exclusiva para pedestres. Vale a pena passar um tempo por aqui visitando a área que, atualmente revitalizada, conta com um comércio bem alternativo, com butiques, restaurantes, cafeterias e eventos que acontecem regularmente no local. 

Há algumas galerias de artes e instalações que aqui acontecem ao ar livre. 

Li que em Dezembro acontece em Distillery District a feira anual de Natal de Toronto. 
Distillery District: eventos, loja alternativas, cafés e restaurantes, em ambiente descolado
Enumeramos outras atrações para visitar, mas os dias em Toronto foram preguiçosos. Pode ser que você queira visitar também as Ilhas de Toronto (a balsa sai do porto central), o prédio do governo, o Toronto City Hall, o Museu Real de Ontário, o Zoo de Toronto e o High Park.

Clique aqui para ler mais sobre cidades canadenses

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo