Pompei Scavi - visita por conta própria!

Viagem em Setembro/2017

Esses dias de quarentena têm sido úteis para atualizar matérias e dicas no Viajando com Puny. E o prazer em escrever tem sido maior pois, não podendo sair, a gente viaja na imaginação. 
Ruínas do Fórum
Por isso trago para você hoje um pouquinho de Pompeia, na Itália, Patrimônio Mundial da Unesco. Uma cidade com 20.000 habitantes, que foi soterrada pela erupção do Vulcão Vesúvio, no ano de 79 d.C. 

A curiosidade para conhecer as ruínas vem desde a infância, quando minha mãe, graduanda em história, contava sobre seus estudos acerca da tragédia ocorrida em Pompeia. 

A oportunidade surgiu ao descobrir que desembarcando do navio Freedom of the Seas, em Nápoles, estaríamos a aproximados 23 quilômetros de Pompeia. Oportunidade perfeita para realizar um sonho!
Visitamos Pompeia em um dia de verão, fazia muito calor. Nesta época é bom ir preparado com protetor solar, água e disposição para andar. Chegamos lá de trem, vindo de Nápoles. Leia detalhes desta viagem ao fim da matéria. 

Veja abaixo um resumo com algumas informações sobre a cidade.

Pompei Scavi

Desde o Século 6 a.C. Pompeia foi povoada por etnias diversas, dentre elas, gregas e etruscas. Mas o que é visto hoje em Pompeia são restos de uma cidade bem desenvolvida, na época de sua petrificação, e com edificações e urbanizações realizadas principalmente durante o reinado de imperadores romanos. 
Próxima a parada de trem, Porta Marina é uma das 7 portas da cidade de Pompeia
Entrando por Porta Marina - que ligava a cidade ao porto e hoje fica próxima a estação de trem - gastamos nas ruínas aproximadamente duas horas. Por isso, não conseguimos ver tudo que a cidade oferece. Eram sete portas de entrada em Pompeia! Mas estar lá foi suficiente para checar com detalhes o que tínhamos pesquisado. Como as muralhas datadas do Século 6 antes de cristo, o Anfiteatro, a residência de uma família da nobreza e muitas outras construções.  

Não é a toa que Pompeia está entre os mais populares sítios arqueológicos, com tamanha dimensão e preservação, em todo o mundo.

Moldados com uma película rochosa proveniente das lavas e cinzas do Vesúvio, momentos cotidianos de Pompeia foram preservados: utensílios domésticos, alimentos, ferramentas, objetos de decoração, tudo encontrado nos devidos cômodos dos prédios, sem sofrer deterioração do tempo. Terríveis imagens preservadas pelas cinzas vulcânicas, incluindo pessoas e animais, paralisados em um momento único de horror, foram mantidas intactas até os dias atuais. Pesquisas recentes supõem que o que matou imediatamente a população, não foi o sufocamento por gases tóxicos e sim um calor de aproximados 250°C, emitido pela erupção.
Detalhes resgatados de uma casa habitada por nobres em Pompeia
A maioria dos originais foi levada para o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, sendo visto nas escavações moldes em gesso, réplicas das  verdadeiras peças.

A comprovação da cidade exatamente como era, em 79 d.C., foi o que mais nos interessou. A urbanização, os edifícios e outros detalhes, demonstram uma civilização desenvolvida, com um acervo cultural muito rico. As ruas, no tamanho ideal para passar uma carruagem, tinham de tanto em tanto uma passagem em pedras, para os pedestres atravessarem, com espaço para as rodas dos veículos que ali transitavam. Isso demonstra uma cidade, há tantos séculos atrás, preocupada com o bem estar do cidadão. Outras imagens, como pinturas eróticas em paredes, a obsessão pelo fálico, revelam uma sociedade livre de preconceitos.
Em 79 d.C. Pompeia contava com sistema de escoamento de águas e passagens para pedestres

Marcada por tragédias

Dezessete anos antes da grande erupção que encobriria Pompeia, supõe-se ter havido um grande terremoto na cidade, destruindo-a bastante. Devido a isso e outros pequenos abalos sísmicos, na data da erupção a cidade ainda passava por reconstrução, tendo a erupção do Vesúvio soterrado definitivamente a tentativa de renascimento de Pompeia. 

Escavações

Somente no final do Século 16, quando obras para um canal de irrigação precisaram escavar as rochas vulcânicas, a cidade foi redescoberta. Porém, somente 150 anos depois iniciaram o processo de escavações para desenterrar a cidade. Um processo que tem continuado até os dias atuais. 

Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

A maioria dos achados arqueológicos originais encontrados em Pompeia e Herculano estão expostos e protegidos no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles, com destaque para as peças de cunho erótico expostas no Gabinete Secreto. 

Não tivemos tempo para visitar o museu, um motivo a mais para retornarmos a Nápoles.


Acesso a Pompei Scavi

Para ver Pompeia, pagamos na bilheteria 15 Euros. 

Mas verificamos no site  que a partir de 26 de maio passado, com a pandemia, as regras para venda de bilhete está acontecendo apenas pela internet. E a visita tem horário e número de pessoas restritas. 

É importante checar essas mudanças e como funcionará no momento da sua visita. 

Como chegar lá desde Nápoles

Desde o navio até a estação de trem Piazza Garibaldi, fomos de metrô. Havia uma estação de metrô bem perto do porto. Como não tínhamos moedas para utilizar na máquina de bilhetes, tivemos que sair da estação para trocar dinheiro. Nem todas as estações de metrô na Europa tem guichês com atendimento pessoal. 
Trem Circumvesuviano leva até a parada Pompei Scavi, em frente a Porta Marina
Pegamos o Circumvesuviano, um trem simples: lento, sem ar condicionado e não espere muito conforto das suas poltronas.  Tem uma frequência de 15 a 20 minutos. Seu público é composto principalmente por trabalhadores locais e estudantes. E mais uma quantidade de turistas se deslocando pela região do Golfo de Nápoles. O preço do bilhete total, de ida e volta (fomos de Nápoles a Sorrento, parando em Pompeia na metade do caminho), custou aproximadamente 15 euros na época da viagem (setembro-2107). 

Entre Nápoles e Pompeia o trajeto durou aproximadamente 40 minutos. O percurso lento permite observar detalhes das cidades, suas casas, varandinhas, algumas floridas, descortinando detalhes da vida privada.

Se tiver alguma dúvida sobre este passeio, fique a vontade para entrar em contato com a gente nos comentários abaixo. Se tiver dicas para ajudar outros viajantes, compartilhe aqui com a gente!

Leia mais sobre o desembarque de navio em Nápoles aqui.

Clique aqui para ler todas as matérias sobre a Itália.


Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.

Comentários

  1. Muito legal visitar este tipo de local, pois você se coloca, mentalmente, a época do acontecido e enquanto vai caminhando, pensa como faria, caso estivesse no lá e o que as pessoas fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma experiência muito rica! Principalmente no caso de Pompeia, quando a vida foi paralisada há tantos séculos! Obrigada pela visita e comentário!🥰😘

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo