Aveiro: uma rápida visita à cidade portuguesa!

Viagem em Setembro/2019

Dando continuidade a viagem que durou 43 dias pela Europa, saímos de Figueira da Foz pela A17, direção norte de Portugal, com destino a Aveiro. 

A intenção foi parar para conhecer a Veneza de Portugal - como é conhecida Aveiro, com seus moliceiros (barcos que fazem passeios pelos canais), bonita arquitetura com azulejos e o principal, experimentar os sublimes ovos moles e outros doces.

Paramos na zona do Rossio, perto das margens da "Ria", onde ficam estacionados os moliceiros, prontos para levar os turistas para um passeio. 
Ali perto, há uma grande quantidade de confeitarias vendendo ovos moles e outros doces derivados de ovos, nozes e amêndoas. 
Confeitaria Peixinho, citada nos livros de Eça de Queirós, fornecedora de delícias
Mas nosso destino era a Confeitaria Peixinho, a mais antiga e famosa fábrica de Ovos Moles em Aveiro. 

Fundada em 1856, a Confeitaria Peixinho em 1888 já era citada por Eça de Queirós, em seu célebre romance, Os Maias. Claro que compramos uma caixinha de doces para consumir na hora e levamos outros para a viagem. 

Pelas ruas onde passamos já percebemos a vocação arquitetônica art noveau de Aveiro, além do encanto dos azulejos portugueses, imprimindo um diferencial em seus prédios. 
Aveiro: art noveau e azulejos são o diferencial na arquitetura
De Aveiro, seguimos pela A1-Norte, por mais 74 quilômetros, em direção ao Porto

Mas se você vai pernoitar na cidade, anote as dicas para visitar: a Oficina do Doce, para observar o processo de fabricação das iguarias. Monumento ao Ovo Mole, que fica ao lado da antiga cerâmica, Fábrica de Jerônimo Pereira Campos

Os Ovos Moles

Uma receita das freiras, que aproveitavam as gemas que sobravam dos ovos, de onde utilizavam as claras para engomar as batinas. Os Ovos Moles, doces maravilhosos, viraram o carro chefe das docerias de Aveiro.
 
Outras Docerias

Doce Infusão, Pastelaria Veneza e Maria da Apresentação da Cruz, também bem antiga, em funcionamento desde 1882.

Assista abaixo uma produção do Viajando com Puny com os melhores destaques da cidade.
Caso não consiga abrir o vídeo pelo mobile, vá ao fim desta página e acesse a matéria no modo "visualizar versão para web".

Como em todo Portugal, aqui a moeda utilizada é o Euro.

Passamos um total de 11 noites em Portugal. Leia aqui o roteiro completo desta viagem de 43 dias pela Europa.

Para ler todas as matérias sobre Portugal, clique aqui.

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo