Desembarque de cruzeiro em Bruges (Zeebrugee)

Viagem em Abril/2019

Quebramos cabeça para ir a Bruges, BélgicaA primeira vez de tudo é sempre mais difícil. Mas se você aprende detalhes, facilita qualquer coisa. Por isso, compartilhamos aqui a experiência, para ajudar quem deseja fazer o desembarque por conta própria. 

Neta matéria, além de contar como foi o desembarque da viagem de 16 noites no Serenade of the Seas, navio da Royal Caribbean. em Bruges, vamos dar dicas imperdíveis do que fazer na cidade. 
Praça do Mercado
Bruges por conta própria

Tivemos aproximadamente nove horas para desembarcar em Zeebrugee e ir a Bruges

Contando que os traslados de ida e volta levaram aproximadamente duas, horas no total, e que gostamos de chegar de volta ao navio com uma antecedência folgada, tivemos aproximadamente seis horas para explorar a cidade. 

Ao fim da matéria você poderá ver com detalhes como nos locomovemos desde o porto de Zeebrugee até Bruges. 
Blankenberge: conexão entre Zeebrugee e Bruges
Chegamos em Bruges de trem, na estação central. Com um roteiro pronto na mão e a ideia de conhecer o melhor da cidade, provando algumas guloseimas típicas. 

Caminhamos em direção a Praça do Mercado e ao Campanhário Belfort , que ficam localizados na parte mais central da cidade histórica.

Mas pelo caminho, já fomos nos surpreendendo com o mimo das casas em tijolinhos, das ruas estreitas de paralelepípedo e dos pequenos canais, cortando todos os recantos. 
Pequenos mimos da cidade
Os turistas empoleirados em charretes* e outros espremidos em pequenos barcos, passeando pelos canais. Paramos já na primeira ponte, localizada na entrada da cidade, distraídos por uma família de patos, que desviava dos barcos que vinham em sua direção. 
 * já andei de charrete, principalmente na infância. Hoje em dia questiono este tipo de exploração animal, ainda tão utilizada, principalmente em destinos turísticos. 

O que fazer e o que ver em Bruges

Passeio de barco

Pretendíamos fazer um passeio de barco, pois assim veríamos mais da cidade, em pouco tempo. Mas ao chegar à bilheteria do porto a fila era tão grande, que preferimos aproveitar o curto tempo disponível caminhando pela cidade. 
Canais, barcos, patos e charme.
Seguimos em direção a Burg, uma das praças principais de Bruges. 

Burg

Onde está localizado o antigo Prédio da Prefeitura, um imponente edifício do Século 14, rico em detalhes góticos.

No Burg também você poderá visitar a Basílica do Sangue Sagrado
Imponente prédio da Prefeitura no Burg

Basílica do Sangue Sagrado

É famosa por abrigar a Relíquia do Sangue Sagrado, uma relíquia supostamente obtida por José de Arimateia e trazida da Terra Santa por Thierry de Alsace.

A igreja em si também é um primor. Construída entre 1134 e 1157 como capela do Conde de Flanders, foi promovida a basílica menor em 1923. É bem pequena. Na praça você precisa procurar por ela. Caso não encontre pergunte. Qualquer morador saberá indicar a pequena entrada no canto da praça. 

A basílica consiste em uma capela de dois andares. A capela do primeiro piso, dedicada a São Basílio de Cesarea, é escura e tem arquitetura romanesca. 
Em sentido horário: capela superior que abriga a relíquia, capela do primeiro piso em estilo romanesco e fachada externa da pequena basílica.
No piso superior,  acessado por uma escadaria gótica, está a capela onde fica a relíquia do Sangue Sagrado. Totalmente distinta, seus ornamentos são ricos, com detalhes em ouro e bonitos vitrais. O altar tem pintura que conta a história do transporte da relíquia de Jerusalém para Bruges. De tanto em tanto um religioso anuncia um tour para quem deseja ver a relíquia.  

A capela fecha no horário de almoço (entre 12 e 14h30min).

Praça do Mercado e Campanário Belfort

Após apreciar o bonito conjunto arquitetônico do Burg, você pode caminhar (pouco mais de 100 metros) até a Praça do Mercado. Aqui você tem a sensação de estar em uma pequena réplica da Grand Place de Bruxelas
Arredores da Praça do Mercado com suas lojas de chocolates, cafés e restaurantes
Lugar ideal para uma cerveja belga, batatas fritas (uma instituição na Bélgica!), um café com waffle ou simplesmente um sanduíche e sopa! A Praça do Mercado reúne muitos restaurantes, cafés e lojinhas de chocolates e souvenires. Os bonitos prédios no seu entorno completam a paisagem perfeita para relaxar, enquanto observa o frenético movimento dos turistas. 

A Praça do Mercado (Grote Markt ou Grande Mercado) está em funcionamento desde o ano de 958.

Ali também fica o Campanário ou Torre Belfort, construído desde o Século 14. Serviu por muitos anos como um observatório para possíveis incêndios na cidade. E o imponente prédio do Julgado Provincial
Edifício do Julgado Provincial no topo e Praça do Mercado
Igreja Nossa Senhora de Bruges

Ao final do passeio fizemos uma breve visita à Igreja Nossa Senhora de Bruges, uma imponente construção iniciada no Século 13, com a torre mais alta da cidade, medindo 116 metros. 

Esta igreja também esconde uma relíquia: uma escultura de Michelangelo, "A Virgem Maria com Criança". Curiosamente, já foi furtada duas vezes e hoje fica exposta no altar. Ficou popular após aparecer no filme "Caçadores de Obras Primas", estrelado por George Clooney.

Mas o melhor de Bruges é passear pelas suas ruazinhas charmosas, enfeitadas com seus prédios de arquitetura primorosa. Visitar as chocolaterias também é um bom programa. Mas observamos que os chocolates são bem caros. Por isso não se empolgue muito, se não quiser estourar seu orçamento de viagem. Comprar chocolates belgas no supermercado pode ter praticamente o mesmo efeito e custar um quinto do valor das boutiques localizadas na Praça do Mercado. Você não terá a beleza e o detalhe da decoração da guloseima, mas o sabor talvez seja o mesmo. Fizemos o teste! 
Igreja Nossa Senhora de Bruges
Outra atração que tínhamos anotado, mas o tempo não foi suficiente: Beguin House.

Como chegar em Bruges desde o Porto de Zeebrugee

Saindo do porto precisamos caminhar até o ponto Zeebrugge Kerk para pegar o tram (tipo um metrô de superfície ou VLT) que passa ali. É uma parada ao longo da avenida (o trilho passa no meio da avenida - não é uma estação de trem). 

Antes de embarcar, pergunte ao motorista se vai e para em Blankenberge Station, pois é de lá que você pegará o trem com destino a Bruges. São aproximadamente 12 minutos de Zeebrugge até Blankenberge e depois mais 13 minutos, desta vez direto, da estação de Blankengerge até Bruges.

Na volta é o mesmo roteiro, parando para a conexão em Blankenberge. Em Blankenberge o trem sai da estação de trem, com destino a Bruges.
Sentido horário: avenida com o trilho do trem passando no meio (porto de Zeebrugee), estação de trem de Zeebrugee, comércio em Blankenberge, ponto de embarque/desembarque de trem em Blankenberge
Diria que vale a pena reservar pelo menos uma hora para este trâmite, pois nem sempre há disponibilidade imediata de saídas nos meios de transporte.

É fácil? Não é fácil contando que precisa fazer baldeação, mas fizemos e deu super certo. Mas observamos que havia um transfer da Royal Caribbean desde o porto para Bruges, a um preço razoável. Creio que menos de 20 euros para ida e volta (aproximadamente o dobro do valor em transporte público). Não era um tour. Apenas Traslado. Por isso, se você não se sentir muito seguro em fazer o percurso por conta própria, há esta boa opção. 

Não costumamos pegar os passeios dos cruzeiros por dois motivos: 

1 - No passeio ficamos atrelados ao grupo e sem liberdade para fazer o que desejamos;
2 - Os passeios do navio, apesar de serem bons, tem um preço bem salgado! O que economizamos podemos multiplicar por muitos outros passeios feitos por conta própria. 

Moeda: como em toda a Bélgica, o Euro é a moeda utilizada em Bruges

Se você tiver algum comentário, dicas ou dúvidas, compartilhe abaixo com outros leitores. Vamos adorar saber que você esteve por aqui!

Para ler outras matérias relacionadas a Bélgica, clique aqui


Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.
Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo