Bate-volta: Porto Seguro x Trancoso

Viagem em março de 2019

Com o friozinho aqui na serra a vontade hoje é de falar sobre praia e calor! Por isso, nada melhor do que contar como fazer um bate-volta de Porto Seguro até Trancoso, na Bahia, Brasil.

O que você vai precisar? Um carro. Como chegamos lá voando, alugamos um modelo básico com a Movida, que nos serviu muito bem durante os dez dias que passamos em Porto Seguro. 
Recomendamos sair cedo, para aproveitar bem o dia!

Desde Porto Seguro atravessamos  com o veículo na balsa, pelo Rio Buranhém que liga ao distrito de Arraial D'ajuda. A travessia é paga na entrada. É muito simples posicionar o carro em cima da balsa e a travessia dura poucos minutos. 
Porto Seguro x Arraial d'Ajuda: balsa pelo Rio Buranhém
Seguimos para Trancoso pela Estrada de Arraial, que tem trechos de terra e um total de aproximadamente vinte e dois quilômetros. As condições são razoáveis e, para quem não tem pressa, é uma boa opção. 

Em Trancoso paramos em um estacionamento pago, nos arredores da Praia dos Nativos.

Praia dos Nativos e Praia dos Coqueiros

É preciso fazer uma pequena caminhada até lá, mas vale a pena. O caminho se dá pelo o açude, entre o manguezal, e atravessando a extensa faixa de areia. É uma praia retirada, com um braço de rio desembocando no mar. Uma natureza selvagem e bela! 
Praia dos Nativos: beleza selvagem
Dali, caminhamos até a Praia dos Coqueiros, que fica ao lado. É uma praia mais movimentada. 

Ambas as praias tem águas claras e calmas, ideais para um mergulho e perfeitas para uma água de coco colhido ali mesmo na região! E as barracas de infra-estrutura oferecem bar, cadeiras, guarda-sóis, banheiros e etc. 
Praia dos Coqueiros: movimentada
etornamos e pegamos o carro indo até o Quadrado Histórico de Trancoso, que fica bem próximo. Não é possível estacionar dentro do Quadrado. 

Quadrado Histórico de Trancoso

Não menos interessante e belo como as praias de Trancoso, o Quadrado, como é conhecido, fica sobre as falésias, debruçado sobre a esplendorosa vista proporcionada pelas lindas praias de Trancoso.
 
Quadrado histórico: casinhas coloridas e restaurantes rústicos
Aqui, casinhas coloridas dividem espaço com árvores centenárias como amendoeiras e jaqueiras. Há um pequeno comércio local, de suvenires, voltado para o turismo. 

O destaque fica por conta dos bares e restaurantes, que dividem espaço com algumas pousadas. Passamos perto da hora do almoço, quando observamos a maioria dos estabelecimentos, muito charmosos e rústicos, com suas mesas colocadas ao ar livre
Igreja de São João, tombada pelo IPHAN. Charme e vista bonita.
Não é à toa que a área foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Fica no Quadrado também a Igreja de São João, com construção datada de 1656. Aqui respira-se paz!

No retorno optamos por pegar mais uma praia, desta vez em Arraial d'Ajuda.

Praia da Pitinga

Paramos na Praia da Pitinga e nos dirigimos para o lado mais tranquilo, onde o açude fica bem em frente ao mar. Uma praia muito bonita, com vista para as falésias, uma geografia típica das praias entre Arraial e Trancoso. 
Praia de Pitinga: falésias, açude e muita beleza
A Praia de Pitinga fica a aproximadamente três quilômetros do centrinho de Arraial.

Centro de Arraial d'Ajuda

Onde fica a popular Rua Mucugê. Uma rua colorida e formosa, repleta de comércio de modas, turismo, restaurantes e pousadas.

Um lugar onde precisamos voltar. Desta vez para ficar em uma hospedagem do lado de Arraial ou até em Trancoso. Pois há muitas outras praias na região e outros pontos históricos para conhecer.
Rua Mucugê: charme em Arraial d'Ajuda
Em Arraial d'Ajuda almoçamos em uma filial do Restaurante Rabanete, boa comida a quilo a preço acessível, na região. 

Outras atrações e praias bem cotadas:

Trancoso - Praia do Espelho, Praia do Rio da Barra, Praia de Itapororoca, Ponta de Itaquena. Teatro L'occitane e Café de La Musique.

Arraial d'Ajuda - Praia do Apaga Fogo, Praia dos Pescadores, Praia do Mucugê, Praia do Parracho e Praia do Taípe. Centro Histórico de Arraial d'Ajuda e Praça Caminho do Mar.

Enfim, muito que ver e curtir! Muito que fazer a gente feliz! 

Leia sobre outros destinos no Estado da Bahia clicando aqui.

Obrigada pela sua visita! Deixe abaixo seu comentário, que poderá ajudar outros viajantes!

Leia o livro Vivendo Bem com o que Você tem, de minha autoria, e aprenda como administrar as finanças, de modo que sobre uma parte de suas economias para você poder viajar.

Vivendo bem com o que Você tem não vai torná-lo um indivíduo rico, mas vai ajudá-lo a administrar suas finanças no dia a dia, controlando suas despesas nos momentos de bonança ou escassez.


Comentários

  1. Amei! Fiquei com vontade de conhecer! Lindas Paisagens! Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena! As paisagens são exuberantes! Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Insta @andrezamontteiro comentou: Texto impecável de tão real. Viajei no tempo e nas memórias! Eu fiquei um pouco em cada lugar, Porto Seguro, Trancoso e Arraial. Porto Seguro gostei muito da Passarela do Álcool, os trios elétricos e a animação do povo, as praias não achei muito bonitas, areia mais escura etc... Mas a melhor lagosta da vida comemos na Cabana Malibu, recomendo demais!Achei Trancoso mais "classudo", passear e jantar pelo Quadrado é encantador e bem romântico. A praia do Espelho é surreal de linda! Mas Arraial e a rua do Mucugê ganharam meu coração! Lembra muito a nossa rua das Pedras de Búzios, só que melhor rs aquele sorvete Fior di Latte tbm me ganhou, e olha q não sou fã de doce! As praias tbm são lindas! Ah esticamos até Caraiva de carro, uma trilha e tanto de carro, travessia por canoa, muitas barracas de indígenas, praias lindas, só senti falta de uma estrutura melhor... Sem dúvidas uma viagem que vale muito a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também viajei nos seus relatos. Já com vontade de voltar para checar o que não vi... também adoramos a rua do Mucugê e as praias deste lado também são maravilhosas. Na próxima iremos a praia do Espelho. Obrigada pelos comentários! Poderão ajudar outros leitores. Bjs!! Adriana

      Excluir
    2. Praias linda que dão vontade de serem visitadas tão logo esta fase difícil termine
      Pelo menos fazer planos ainda é permitido

      Excluir
    3. Oi, Marina! Estamos torcendo para a pandemia terminar e a vida se normalizar para todos, em todo mundo!! Obrigada pela sua visita. Bjs, Adriana

      Excluir

Postar um comentário

O que você achou desta matéria? Compartilhe aqui sua experiência com outros leitores!

Postagens mais visitadas deste blog

Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil

O que fazer em Mambucaba - passamos o Ano Novo por lá!

Bate-volta de Paris à Luxemburgo